O torcedor do Grêmio das antigas certamente vai lembrar de Daltro Menezes e Oswaldo Rolla, por exemplo. Já aqueles que compõem a nova geração jamais esquecerão do trabalho de Tite. Pois é…são grandes treinadores que passaram pelo Tricolor, mas que, pela concorrência, acabam ficando até de fora de uma lista daqueles cinco mais expressivos, formada com base em nomes que conquistaram títulos representativos e fizeram parte dos momentos mais marcantes da história azul, preta e branca.
Telê Santana
Pois é…ao levar o Grêmio à conquista do Gauchão de 1977, quebrando uma sequência de oito títulos do Inter, recolocou o clube em um caminho através do qual ele chegaria a outro patamar e transformaria a sua história.
Foto: São Paulo / Arquivo
Ênio Andrade
Foi ele que estava à frente do time do Grêmio que, pela primeira vez, quebrou as fronteiras do Estado e se tornou campeão brasileiro. Isso aconteceu no ano de 1981.
Foto: Museu do Grêmio
Valdir Espinosa
Até hoje, é o único técnico da história do Grêmio a levar o clube à conquista de um Mundial de Clubes. Foi em 1983, ano em que os gaúchos também levantaram a taça da Libertadores pela primeira vez.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação
Luiz Felipe Scolari
Não é por nada que a histórica equipe da década de 1990 é conhecida como “o Grêmio do Felipão”. Bicampeão gaúcho, campeão da Copa do Brasil, campeão da Libertadores, campeão do Campeonato Brasileiro, campeão da Recopa Sul-Americana. Isso em apenas três temporadas.
Renato Portaluppi
Recolocou o Grêmio em seu devido patamar depois de 15 anos sem títulos de expressão. Em sua terceira passagem como técnico tricolor, o maior jogador da história do clube, a partir de 2016, ganhou uma Copa do Brasil, uma Libertadores, uma Recopa Sul-Americana e dois Gauchões.
Fonte: 90min