Futebol

4 vezes em que Cristiano Ronaldo provou ser melhor que Lionel Messi

Publicidade



4 vezes em que Cristiano Ronaldo provou ser melhor que Lionel Messi - 1

O futebol mundial vive, desde 2008, uma ‘dinastia de dois’ muito evidente e que divide de forma intensa/ferrenha as discussões entre amigos e mesas redondas. De um lado, Lionel Messi. Do outro, ​Cristiano Ronaldo. Quem é melhor? Bom, ainda que a gente respeite a subjetividade que faz o futebol ser encantador como é, nós tentaremos te provar, a seguir, que o camisa 7 leva a melhor neste debate. Está preparado? Confira:


Hora H: gols em fases decisivas da Champions

 

Manchester United

 

CR7 foi o primeiro jogador a alcançar a marca de 100 gols anotados na história da Champions League. Mas, para além dessa primazia, seus números em confrontos eliminatórios (o popular mata-mata) reforçam como o português é muito mais decisivo na chamada ‘hora H’ em relação a Lionel Messi. São 25 gols em duelos de quartas de final, 13 gols em semifinais e quatro gols em decisões, ou seja, 42 gols totais nas fases mais agudas do torneio. O rival argentino, neste mesmo recorte, tem ‘apenas’ 20 bolas na rede.


Recordes por equipes diferentes

 

Cristiano Ronaldo

 

Aos 32 anos, Lionel Messi dá indícios de que passará sua carreira inteira em um clube só. É uma escolha válida e louvável, mas jamais saberemos como o camisa 10 teria sido em outras ligas e outros sistemas. Cristiano, por sua vez, já deu evidências de como é polivalente: brilhou na Inglaterra, na Espanha e vem brilhando na Itália, três das quatro ligas mais difíceis do futebol mundial. Caso termine a Serie A 2019/20 como artilheiro, terá sido o único jogador na história a ser o goleador máximo ao menos uma vez nestes três campeonatos.


Protagonismo com a Seleção

 

Cristiano Ronaldo

 

Aos 35 anos, o craque da camisa 7 pode se orgulhar de ter sido protagonista de conquistas por sua seleção nacional, algo que Lionel Messi bateu na trave diversas vezes, mas não conseguiu. Cristiano soma 99 gols oficiais com a camisa de Portugal, segundo maior artilheiro da história das seleções. É o jogador com mais aparições em fases finais de Eurocopa e também o maior artilheiro no mata-mata desta competição, com nove gols (empatado com Platini). Conquistou uma edição (2016) e ainda ergueu a difícil Liga das Nações, em 2019.


Liderança nos momentos cruciais

 

Cristiano Ronaldo

 

Lionel Messi é um líder técnico de Barcelona e Argentina, mas Cristiano Ronaldo vai além: é um líder nos discursos, nos vestiários, nas instruções e até na área técnica. O português não se esquiva de se posicionar e de agir como um verdadeiro ‘comandante’, no melhor uso do termo: foi assim na final da Eurocopa 2016, que após deixar o campo lesionado, seguiu na beirada do campo passando conselhos e incentivo aos companheiros, mesmo com fortes dores.

Fonte: 90min