Depois de listarmos quais foram as cinco transferências mais caras do futebol no ano 2000, voltaremos ao passado mais uma vez, mas agora para uma realidade mais ‘fresca’ na memória dos fãs de esporte: 2010. Quais eram os cinco jogadores mais valiosos do mundo neste período? Como não podia ser diferente, Real Madrid e Barcelona, que concentraram os títulos de Champions League nos últimos 15 anos, são protagonistas neste levantamento. Confira:
5. Kaká
O Bola de Ouro de 2007 estava em sua primeira temporada como atleta do Real Madrid. Neste período, o meia brasileiro ainda não havia sofrido as lesões que o afastariam de seu melhor nível, ou seja, seguia bastante valorizado no mercado europeu.
Valor de mercado em 2010: 60 milhões de euros
4. Andrés Iniesta
Iniesta performou um futebol de altíssimo nível no Barcelona de Guardiola, com Messi e Xavi e como principais parceiros. Em julho daquele mesmo ano, ele alcançaria o topo de sua carreira marcando o gol que deu à Espanha sua primeira Copa do Mundo.
Valor de mercado em 2010: 60 milhões de euros
3. Xavi Hernández
Iniesta já era um craque em 2010 mas, aos 25 anos, ainda tinha aspectos a evoluir/maturar (o que aconteceu nos anos seguintes). Xavi, por sua vez, estava em seu auge naquele momento, aos 30 anos. Foi o grande maestro do Barcelona de Guardiola. Jogou muito naquela Copa.
Valor de mercado em 2010: 65 milhões de euros.
2. Cristiano Ronaldo
Bola de Ouro pelo Manchester United, Cristiano Ronaldo aterrissou no Real Madrid para mudar o patamar do clube espanhol. E assim o fez, conduzindo o clube a quatro títulos de Champions. Em 2010, no entanto, bateu ‘na trave’ nas conquistas individuais e coletivas.
Valor de mercado em 2010: 90 milhões de euros
1. Lionel Messi
Bem antes do Madrid emplacar o que seria, nos primeiros anos da década de 2010, a maior transferência da história (Bale/€100 milhões), Lionel Messi já valia isso. À época com status de melhor do mundo, o craque argentino ‘só não fez chover’ pelo Barça em 2009/10.
Valor de mercado em 2010: 100 milhões de euros
Fonte: 90min