Já pensou estar navegando na web e receber uma mensagem de que seu computador foi sequestrado e que para liberá-lo, é precisa pagar um resgate? Não, isso não é o resumo de um filme de ficção científica de mau gosto, o golpe existe mesmo e já é bastante comum nos Estados Unidos. Mas como os criminosos conseguem isso? Por meio do ransomware, uma espécie de malware (software mal-intencionado), os criminosos instalam o programa em seu computador sem seu consentimento e que dá aos criminosos a possibilidade de bloquear a maquina de um local remoto. Esse sequestro virtual só acaba quando o usuário paga uma quantia em dinheiro para o criminoso, se não, o computador ficará bloqueado.
O ransomware geralmente é instalado quando você abre arquivos infectados, que podem chegar até você por meio de anexos em e-mails, ou ao abrir aquivos em um aplicativo de mensagem ou links em redes sociais. Após instalado, é muito difícil a remoção do vírus, pelo fato que o usuário não consegue sequer acessar seu o sistema. Por isso, todo o cuidado é pouco, e vale muito apena investir em proteção.
O melhor caminho é manter o antivírus sempre atualizado e programá-lo para fazer buscas regulares no sistema atrás desses vírus, para que ele seja detectado antes que ativado.
Como faço para evitar ransomware?
Existem diversas maneiras gratuitas de ajudar a proteger o seu computador contra ransomware e outros malware:
– Mantenha todo o software no seu computador atualizado. Garanta que a atualização automática esteja habilitada para obter todas as últimas atualizações de segurança da Microsoft.
– Mantenha seu firewall ativado.
– Não abra mensagens de e-mail de spam, nem clique em sites suspeitos.
– Baixe um antivírus e o mantenha sempre atualizado.
– Verifique o seu computador com o Verificador de Segurança da Microsoft.
LEIA MAIS
+ Conheça os perigos de vírus no celular
+ Os 10 maiores perigos da internet
+ Como escolher a senha perfeita
O que devo fazer se eu tiver o ransomware no meu computador?
Para detectar e remover ransomware e outros software mal-intencionados que possam estar instalados em seu computador, execute uma verificação total do sistema com uma solução de segurança adequada e atualizada.
Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital.