Foto: Mundo Positivo
Já tivemos a vez do disquete, CD de mídia (CD-R e CD-RW), pen drive, e-mail, HD externo e, agora, o mais recente de todos: armazenamento em nuvem. As formas de backup (cópia de segurança) nunca foram tantas, mas será que esta última é segura?
Quando o assunto é internet, entende-se como prático o ato de salvar todos e quaisquer arquivos digitais no sistema de nuvem. Entretanto, é preciso ficar atento à forma de manuseá-lo, a escolha do site ou aplicativo que será usado para confiar suas memórias online, e se você possui um programa de antivírus para manter ativado e evitar malwares e invasões de cibercrimininosos.
LEIA MAIS
+ Formatar o PC melhora a máquina em caso de vírus?
+ Aprenda a guardar e proteger seus arquivos em nuvem
+ Saiba como fazer uma varredura online em seu computador
+ O que você faria se perdesse todos os seus arquivos do computador?
Atenção redobrada
Apesar de toda praticidade, os serviços de armazenamento virtual (Dropbox, Google Drive e SkyDrive, por exemplo) podem deixar sua informação em risco se você não tomar cuidado. Assim como um pen drive comum, a nuvem pode sofrer ataques de hackers que, além de roubarem arquivos, podem causar outros problemas ao seu computador, notebook e dispositivos móveis.
Confira, a seguir, quatro dicas fundamentais para usar o serviço de armazenamento em nuvem:
1. Crie senhas fortes
Esta é uma dica essencial para quem busca segurança. Use uma senha com letras, números e caracteres. Fuja de palavras comuns, datas de aniversário ou informações pessoais.
2. Senhas automáticas? Nem pense nisso
Ao salvar sua senha automaticamente, você corre o sério risco de alguém acessar sua conta de nuvem. Isso, porque é comum as pessoas esquecerem os serviços “abertos” e acabarem dando passe-livre para usuários mal intencionados. Sempre que usar computadores de lugares públicos, não se esqueça de “sair” de serviços como e-mails e nuvens virtuais.
3. Não guarde documentos pessoais ou confidenciais
Por causa dos perigos de acesso não autorizado, é melhor evitar guardar documentos importantes na rede de armazenamento.
4. Faça backup da nuvem
Caso alguém acesse a sua conta principal, é possível que você tenha algum documento apagado ou modificado. Tenha sempre uma cópia dos seus arquivos da nuvem em outro dispositivo.
Foto: Mundo Positivo
Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital.
Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.