Guarde a data: no próximo domingo (1º), La Liga 2019/20 reserva um duelo pesado que pode ser decisivo para definição de um campeão. Separados por apenas dois pontos na tabela de classificação, Real Madrid e Barcelona se enfrentam no Santiago Bernabéu, uma das edições de ‘El Clásico’ mais aguardadas pela conjuntura: ambiente de pressão nos dois clubes, briga acirrada pelo título nacional… Quem levará a melhor? Futebol é uma caixinha de surpresas, mas temos cinco motivos para acreditar que o gigante catalão sairá da capital vitorioso:
Lionel Messi: rei de ‘El Clásico’
O primeiro item não poderia ser outro, obviamente. O craque argentino, dono de seis Bolas de Ouro, é o maior artilheiro da história do confronto com 27 bolas na rede. Além disso, soma 14 assistências, ou seja, são 41 participações totais para gols em ‘El Clásico’. Lionel Messi sabe como poucos jogar esta partida e raramente sai de campo sem deixar sua marca. Decisivo.
Dominância no retrospecto recente
O retrospecto histórico geral é bastante parelho, mas o Barça domina com certa tranquilidade se considerarmos a última década como recorte temporal. São 16 vitórias do time catalão, dez empates e dez triunfos madridistas nos últimos dez anos de clássico, com 58 gols pró-Barça e 50 contra. Em 2019, os arquirrivais se enfrentam quatro vezes, com dois triunfos do gigante da Catalunha e dois empates. O Real não sabe há muito o que é vencer seu maior ‘desafeto’.
Reencontro com as boas atuações
O Barcelona ainda se adapta ao estilo de jogo proposto por Quique Setién e deixou a desejar no meio de semana contra o Napoli pela Champions, mas vem de uma sequência bem positiva no Campeonato Espanhol. O momento dos catalães é de curva pra cima, em nível de atuações e resultados. O último revés em La Liga foi no dia 25 de janeiro.
Baixa e instabilidade rival
Se o momento do Barcelona é de ascensão, não podemos dizer o mesmo do Real. A curva do time merengue é de declínio: são três partidas consecutivas sem vitória, somando todas as competições. Para completar o cenário delicado, o clube da capital espanhola ainda viu uma de suas grandes estrelas se lesionar: Eden Hazard. Não há previsão para seu retorno aos campos, havendo a possibilidade de só retomar atividades para 2020/21.
Fonte: 90min