Nesta quarta-feira (19), a única rainha que o futebol feminino já teve, tem e terá faz aniversário. Seis vezes melhor do mundo e maior artilheira da história das Copas do Mundo, Marta é inigualável, insubstituível e seu legado para a modalidade é eterno/atemporal. Infelizmente, não é eterno o seu tempo dentro das quatro linhas e este, como a própria camisa 10 já admite, esta chegando ao final. Pensando nisso, levantamos cinco grandes atletas abaixo dos 30 anos que têm potencial para, nos próximos anos ‘dominar’ o futebol feminino. Confira:
Ada Hegerberg
Provavelmente a principal candidata a emplacar uma ‘dinastia’ na modalidade. De apenas 24 anos de idade, a centroavante norueguesa já tem uma Bola de Ouro em seu currículo (2018), empilha artilharias e taças conquistadas vestindo a camisa do Lyon, principal clube do futebol feminino mundial. Forte, talentosa, exímia finalizadora e letal dentro da área.
Vivianne Miedema
A holandesa foi muito importante na campanha do vice-campeonato de sua seleção na Copa do Mundo de 2019 e está ‘voando’ nesta temporada com a camisa do Arsenal, tendo anotado 29 gols em 24 partidas disputadas (somando todas as competições). Tem apenas 23 anos e pelo menos uma década de futebol ainda pela frente. Potencial imenso de ser gigante.
Caroline Graham Hansen
Muito técnica, a meia-atacante de 25 anos porta a camisa 10 da Seleção da Noruega e é uma das referências do atual elenco do Barcelona, uma das principais forças do futebol feminino na Europa. Vive uma temporada artilheira tanto pelo clube, quanto por sua Nacional, não à toa é a principal goleadora (10) da atual edição da Eurocopa Feminina.
Sam Kerr
A centroavante australiana de 26 anos é uma ‘fominha’ nata e empilha recordes individuais de artilharia em torneios nacionais nos Estados Unidos, além de ser a maior goleadora da história de sua seleção. Em 2018, ganhou o voto da própria Rainha Marta na eleição para melhor do mundo na modalidade, prêmio que acabou sendo conquistado pela nossa craque.
Debinha
Não poderia faltar uma representante brasileira nesta lista, né? Debinha é um dos nomes mais valiosos da nossa ‘nova geração’ e tem talento suficiente para se tornar uma das melhores jogadoras do futebol feminino mundial em pouco tempo. Está em uma liga bastante competitiva (WNSL) e pode crescer muito na Seleção com Pia Sundhage. Marta, por sinal, já apontou a atacante mineira como uma das candidatas para ser sua sucessora no futuro.
Fonte: 90min