Os gerentes e diretores da Premier League estudam o mercado e flertam com uma mudança importante na forma como negociam e exibem seu principal produto. Isso porque o atual formato tem desagradado torcedores/consumidores na Inglaterra, já que os direitos de exibição do principal campeonato nacional estão espalhados por nada menos que três plataformas: Sky Sports, BT Sport e Amazon Prime, obrigando que fãs adquiram três serviços se quiserem acompanhar a competição na íntegra.
A ideia dos administradores da Premier League é investir em uma plataforma de streaming digital estilo Netlix, deixando de lado esses ‘intermediários’ e vendendo os jogos diretamente aos fãs.
A @premierleague planeja lançar um serviço de streaming no modelo @netflix. Com o valor das transmissões tradicionais caindo e o serviço on-demand crescendo, a PL planeja desintermediar a venda de seu conteúdo e ir direto no consumidor. Bingo!
https://t.co/ObabyEFTr6— 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐨𝐬 𝐌𝐨𝐭𝐭𝐚 (@mottamarcos) February 9, 2020
Tal transformação está sendo estudada e poderá ser implementada depois de 2022, último ano de direitos de exibição já negociados às emissoras. Em entrevista concedida ao jornal ‘Daily Mail’, o CEO da Premier League, Richard Masters, detalhou o cenário:
“Durante o último processo de licitação de direitos [2019-22], gastamos bastante tempo e investimos muitos recursos na construção de nossa experiência e capacidade em ‘direto ao consumidor. Estrategicamente, consideramos se seria o momento certo para testar alguns mercados, mas decidimos não fazê-lo. Estávamos prontos da última vez e estaremos prontos da próxima vez que surgir a oportunidade. Eventualmente, a Premier League passará a uma mistura direta de vendas a consumidores e direitos de mídia tradicional”, afirmou.
Fonte: 90min