Ao longo da história (excetuando Gauchão, é claro), as principais equipes do Rio Grande do Sul estiveram frente a frente muito poucas vezes em disputas eliminatórias. Cabe a nós, então, relembrarmos seis delas, juntando aí time profissional e de categorias inferiores.
Copa São Paulo – 1972
À época com Falcão e companhia, o Inter aplicou 4 a 1 no Grêmio e passou pelas quartas de final do torneio, do qual seria vice-campeão.
Brasileiro Sub-20 – 2006
Os arquirrivais gaúchos decidiram a primeira edição da competição. E, com goleada de 4 a 0, o título foi parar no Beira-Rio. À época, Alexandre Pato e Luiz Adriano despontavam.
Brasileiro de Aspirantes – 2019
No ano passado, Grêmio e Internacional fizeram a final da competição. Após empate sem gols no jogo de ida, o Colorado venceu por 1 a 0 a partida decisiva, gol de Pedro Lucas, e ficou com o troféu.
Foto: Mariana Capra / Inter / Divulgação
Copa do Brasil – 1992
Após dois empates por 1 a 1, pelas quartas de final do torneio, o Inter levou a melhor na decisão por pênaltis (3 a 0) e avançou. Naquele ano, o Colorado conquistaria a competição.
Copa Sul-Americana – 2004
Pela primeira fase da competição sul-americana, mais uma vezo Inter levou a melhor. Venceu por 2 a 0 no Beira-Rio e perdeu por 2 a 1 no Olímpico, mas se classificou por conta do saldo de gols.
Copa Sul-Americana – 2008
Grêmio e Inter se encontraram novamente pela primeira fase da disputa continental. Com dois empates (1 a 1 no Beira-Rio e 2 a 2 no Olímpico), o lado vermelho levou a melhor no saldo qualificado. Naquele ano, o time se consagraria como o primeiro brasileiro a erguer a taça o torneio.
Fonte: 90min