O futebol de várzea está enraizado à cultura do Brasil. E com muito orgulho. É justamente ali, no terrão, no campo de bairro, que as pessoas têm o prazer de jogar uma bola. Não importa a habilidade, mas sim a vontade de praticar um esporte e ser reconhecido por isso na hora da resenha, do churrasco, da discussão do dia a dia. Por isso, destacamos seis campos de várzea espalhados por este país e que, de uma forma ou outra, têm sua história.
Ararigbóia – Porto Alegre
Fica no coração de Porto Alegre, mais precisamente no bairro Jardim Botânico. É ali, em meio a prédios e casas, que o futebol de várzea rola solto na capital dos gaúchos.
Foto: Ricardo Stricher / Prefeitura Poa / Divulgação
Campo do Areal – Salvador
Foi recentemente reformado! E isso anima qualquer um que pratica o futebol do dia a dia. Afinal, nada melhor do que poder demonstrar toda a sua qualidade.
Foto: Divulgação
Campo do Riachuelo – São Paulo
A zona norte da capital paulista está muito bem representada por um futebol de várzea que dignifica a região.
Parque Boturussu – São Paulo
A zona leste de São Paulo também é forte na várzea. E é no Boturussu que, muitas vezes, sai faísca, como se diz na gíria do futebol.
Campo do Inconfidência – Belo Horizonte
E não é que o campo no bairro Concórdia, da capital mineira, está para lá de bonito. Bruno Henrique, craque do Flamengo, sempre promove ali um jogo beneficente.
Caxito – Rio de Janeiro
Ele não fica exatamente na capital do Estado, mas sim da cidade de Maricá. E a preservação do local é um exemplo de valorização da várzea.
Foto: Prefeitura / Divulgação
Fonte: 90min