Comportamento

O Rio é logo ali! Conheça passeios alternativos para fazer na cidade maravilhosa

Divulgação

Quando se imagina uma viagem para o Rio de Janeiro, a primeira coisa que vem à mente da maioria das pessoas é a de passar pelo Corcovado para conhecer o Cristo Redentor. Subir o Pão de Açúcar de bondinho, ir aos Arcos da Lapa e ao Estádio do Maracanã também são alguns dos locais mais comuns que estão na mira de quem ainda não conhece a cidade.

Porém, na capital carioca, há opções para todos os gostos, inclusive para os que preferem desviar da rota turística mais tradicional dos destinos escolhidos.

A opção de buscar por uma rota turística alternativa vale tanto para quem vai de carro, de avião ou até mesmo, para quem chegará à cidade com o ônibus 1001. O importante é que ao visitar locais que vão além do básico e do que vemos pela televisão, o turista poderá se aproximar um pouco mais da cultura local carioca e enxergar com outros olhos a cidade. Afinal, todos os visitantes merecem saber que o Rio vai muito além de apenas praia, carnaval e roda de samba.

Confira abaixo alguns dos melhores pontos que ainda são pouco conhecidos pelos turistas no Rio de Janeiro e que vale conhecer na sua próxima viagem:

Mirante Dona Marta 

Gratuito e com uma vista mais ampla, em comparação ao próprio Corcovado, o mirante está localizado no Parque Nacional da Tijuca, a aproximadamente 9 km do centro da cidade. Além disso, esse é um ótimo local para quem gosta de levar fotografias para casa, sejam elas amadoras, de recordação ou profissionais.

O local não costuma ser muito lotado e, diferentemente das grandes alturas em que se encontra o Cristo Redentor, há uma altura perfeita para uma vista panorâmica hiper privilegiada da cidade. Vale ficar de olho na previsão do tempo para garantir que nenhuma nuvem atrapalhe sua experiência visual.

Diariamente, das 8h às 17h, ou às 18h (durante o horário de verão) – entrada franca.

Centro Cultural Parque das Ruínas 

Localizado em Santa Teresa, um dos bairros mais alternativos e históricos da cidade, o local proporciona ao visitante uma visão bastante interessante da cidade, além de oferecer eventos ao ar livre. Por estar em uma altura considerável, é possível avistar, de lá, o centro histórico do Rio e um trecho extenso da orla da praia, indo do Aeroporto Santos Dumont até o bairro da Urca.

O prédio principal foi construído entre 1898 e 1902 e é ligado à Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Em seu interior há um auditório e um saguão de exposição onde, geralmente, estão dispostas peças de artes plásticas de caráter experimental. Vale conferir a programação da casa, pois o local conta, eventualmente, com cursos, oficinas, shows, happy hours e outros eventos culturais, como o Samba das Ruínas, que teve início em novembro de 2018.

Terça a domingo, das 8h às 18h – entrada franca.

Feira de São Cristóvão 

Localizada na Zona Norte da cidade, dentro do Centro Municipal Luiz Gonzaga, a feira foi originalmente construída em homenagem aos costumes da Paraíba, motivo pelo qual também é conhecida como Feira dos Paraíbas.

Hoje, os pratos servidos abrangem uma maior diversidade de restaurantes que servem comidas típicas do Nordeste, como baião de dois, macaxeira e carne de sol. Além das delícias culinárias, o evento recebe mais de 300 mil pessoas por mês e tem suas ruas nomeadas em homenagem aos estados nordestinos. Também é um bom destino para quem quer cair na dança: do forró ao maracatu, há bandas, quiosques e karaokês para se divertir no local.

Terça a quinta, das 10h às 18h – entrada franca,

sexta a domingo, das 10h às 20h (também em feriados) – ingresso R$5,00.

Circo Voador

Apesar do nome, a casa se volta à música e não à arte circense. Com uma arquitetura inusitada em um formato que se parece a uma nave espacial ou a uma oca pós-moderna, a casa de shows já foi palco de apresentações de grandes nomes, como Adoniran Barbosa e Luiz Gonzaga.

Quando foi inaugurada em 1982, estava localizada em Ipanema e tinha como cobertura uma lona, o que explica a origem do nome. Porém, esse ícone cultural da cidade do Rio de Janeiro está sempre se atualizando segundo as tendências artísticas de cada época, recebendo artistas que movem a cultura popular como Criolo, Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Além de exibir festas e shows, o Circo também sedia cursos temporários e a Creche Brincar e Aprender. Vale conferir a programação no site antes e se planejar. Os preços dos ingressos variam de acordo com a atração.

Bilheteria 

Terça a quinta: 12h às 19h;

Sexta: 12h às 24h,

Sábado: a partir das 14h.