Inapelável e indiscutível. Com uma campanha histórica e marcada por inúmeros novos recordes estabelecidos, o Flamengo sagrou-se Campeão Brasileiro de 2019 com nada menos que quatro rodadas de antecedência, prova do quanto ‘nadou de braçadas’ na competição em relação aos seus concorrentes diretos. A seguir, listamos cinco motivos que justificam o amplo domínio do Rubro-Negro no Brasileirão:
Melhor elenco do país
Entre jovens e veteranos, crias da base e estrelas que vieram do futebol europeu, ninguém conseguiu montar um elenco tão balanceado e nivelado por cima como o Flamengo em 2019. Simplesmente não há setores frágeis no elenco rubro-negro. Além do XI titular poderosíssimo, as opções no banco de reservas são muito qualificadas e corresponderam quanto chamadas.
Dupla de ataque afiada
Ainda temos campeonato pela frente, mas Gabriel Barbosa e Bruno Henrique, juntos, já somam 43 bolas na rede pelo Brasileirão. Isso significa que somente a dupla de ataque do Flamengo é suficiente para ‘bater’ a performance ofensiva de 14 clubes que disputam a Série A. Somente Palmeiras, Santos, Grêmio, Furacão e Fortaleza anotaram mais de 43 gols na competição, ao menos até o presente momento.
Jorge Jesus, o revolucionário
Sob comando de Abel Braga, o Rubro-Negro jogava de forma reativa, cautelosa. A chegada de Jorge Jesus no meio da temporada, portanto, foi uma transformação completa de paradigmas na Gávea. Explorando o enorme potencial de cada um de seus jogadores, o português ‘jogou para escanteio’ a teoria de que um Flamengo com todos os seus grandes nomes de ataque em campo não funcionaria. Funcionou, e muito.
Mentalidade vencedora e regularidade
O Flamengo não sabe o que é derrota no Brasileirão desde a rodada 13, quando foi atropelado pelo Bahia por 3 a 0. O duro revés ensinou lições e moldou a disciplina deste time, que passou a se recusar a perder. Mesmo em atuações tecnicamente abaixo da média, como diante do CSA e do Botafogo, o Rubro-Negro ‘tirou coelhos da cartola’ e somou os três pontos. Desta mentalidade vencedora, nasceu uma equipe muito regular/constante, que não deu margens à oscilações. O mesmo não podemos dizer de Palmeiras e Santos.
Torcida que jogou junto
Por fim, mas certamente não menos importante, a torcida do Flamengo fez a diferença e jogou junto de seu time durante toda a competição. Empolgada com a mudança de patamar do clube, caminha para terminar o Brasileirão com quase 60 mil presentes de MÉDIA por jogo, algo que não víamos no futebol nacional há muito.
Fonte: 90min