A conquista do Flamengo na Libertadores da América ainda é assunto. Dentro de campo, o time conseguiu superar o River Plate e ficou com a tão cobiçada taça pela segunda vez em sua história, quebrando um jejum de 38 anos. Pois fora das quatro linhas (antes e depois de a bola rolar), a repercussão em torno da final do torneio também foi gigantesca.
Conforme dados disponibilizados pelo Ibope, entre os dias 18 e 24 de novembro (período que abrange a semana de divulgação da partida), houve mais de 12,3 milhões de posts únicos em redes sociais pelo mundo. Destes, 4,8 milhões tinham geolocalização identificável, e o Brasil concentrou 76% de participação, seguido por Argentina (7%), Estados Unidos (4%), Portugal (2%) e Colômbia (1,2%). Por óbvio, o dia da decisão foi o que gerou maior volume de comentários, sobretudo entre 20h e 21h, quando houve mais de 1 milhão de postagens.
É legal destacar, também, que os comentários com origem no Brasil não se concentraram apenas no Rio de Janeiro, que ficou com 62% do total. Outros 38% se espalharam pelos demais estados, principalmente Espírito Santos (6%), São Paulo (5%), Minas Gerais (3,5%) e Distrito Federal (3,2%). “Para os fãs de futebol, as mídias sociais são um verdadeiro exercício de sua paixão, e vimos isso com enorme intensidade neste final de semana. Quem gritou mais alto, definitivamente, foi o futebol brasileiro em rubro-negro, que sacudiu a imprensa e redes sociais, comprovando seu poder de alcance e engajamento”, definiu José Colagrossi, diretor-executivo do Ibope Repucom.
Fonte: 90min