Ciência & Tecnologia

As operadoras focadas em IoT no Brasil

Publicidade



Atualmente, podemos notar que o mercado mundial leva cada vez mais para digitalização. Já não se trata apenas de conectar dispositivos e executar o funcionamento, mas principalmente gerar algum tipo de aluguel, novas ofertas e oportunidades ao usuário. A Selectra, empresa multinacional líder em consultoria de cliente de telecomunicações e energia , presente em mais de quinze países, distribuídos em todos os continentes e no Brasil conhecido como Podecomparar , análise ou mercado de IoT (Internet das Coisas) no Brasil e como essa tecnologia ajudará no desenvolvimento e crescimento das operadoras.

Tecnologia da IoT ( internet das coisas ):

Uma IoT ( internet das coisas) também conhecida como M2M (comunicação máquina a máquina) via internet, permite que objetos ou bens de consumo, como exemplo, calçados, dividam informações com o objetivo de finalizar as tarefas.

A busca pela utilização dessa tecnologia em projetos vem crescendo nos últimos tempos, Pode-se dizer que para negócios, a tecnologia IoT é uma transformação digital . Para que a IoT funcione, ele precisa de sensores e dispositivos, tornando possível a comunicação entre “coisas”. Para analisar os dados, é necessário que tenha um sistema de correção por trás.

A IoT pode ser usada em diferentes setores, como por exemplo, ou agronegócio, sem setor automotivo, entre outros. Para empresas, é uma maneira de ser mais produtivo, reduzir custos e escalar os negócios .

A intenção é que os ambientes digitais e físicos estejam cada vez mais próximos, para que no fim seja um único ambiente . Com o objetivo de facilitar como diferentes tarefas, desde atividades domésticas e até mesmo administrativas, como em sistemas de gestão empresarial.

Com uma nova tecnologia, os dispositivos têm novas funções, pois podem estar conectados a:

  • Carros e relógios inteligentes
  • Eletrodomésticos ( Smart TV )
  • Sistemas de automação

IoT no mercado de Telecomunicações:

No mercado de Telecomunicações, a TIM é a primeira operadora a ativar a IoT na sua rede 4G. A operadora investiu nesta tecnologia porque, além de ser um padrão mundial, também amplia 40% a mais cobertura aplicada com frequência de 700 MHz, além de baixo consumo de bateria, com duração de 5 a 10 anos.

Com essa tecnologia, a TIM amplia sua cobertura pelo Brasil. Hoje, existem 1.000 cidades que desejam usar a plataforma. O objetivo da empresa é que em 2020 seja possível 4.000 municípios que podem usar essa solução.

De março a junho de 2018 o número de linhas IoT no país teve um crescimento de 28,3% . O mercado de conexões de máquinas (IoT) acredita-se gerar mais receitas para operadoras. No Brasil, o mercado e a IoT podem quadruplicar em um período de 6 anos. Essa nova tecnologia ajuda as empresas a terem um melhor relacionamento com seus clientes e também a desenvolver novos modelos de negócios.

A Vivo já ativou como redes corporativas focadas na IoT e também promete uma funcionalidade eSIM. Uma operadora lançou como redes NB-IoT e LTE-M . Essa tecnologia está focada no atendimento à demanda no segmento corporativo. Já são mais de 8 milhões de dispositivos conectados ao M2M-IoT, mais da metade dos dispositivos administrados pela própria plataforma da empresa, a Vivo Kite Platform .

Mas não é somente como grandes operadoras que estão investindo nessa nova tecnologia. A  Algar Telecom , operadora de 15 estados brasileiros e de amplo crescimento,  comunica que lança uma unidade de negócios com o objetivo de desenvolver soluções de IoT focadas no mercado B2B .

Brasil e a nova operadora focada na IoT:

No Brasil já existe uma nova operadora de telefonia móvel virtual ( MVNO ) que está focada no mercado da Internet das Coisas. Uma NLT (Nextel Level Telecom) que utiliza a conectividade junto à infraestrutura da rede Vivo , tem um tempo exclusivo para atendimento, pós-vendas, engenharia, cobrança e projetos.

Uma nova operadora quer investir mais de R $ 50 milhões durante os primeiros cinco anos. Uma parte desse investimento será destinada a integradores de soluções da IoT, desenvolvedores e também instituições de pesquisa e universidade.

Para as soluções IoT, a NTL oferece conexão 2G, 3G e 4G com foco nos seguintes setores: saúde, cidades inteligentes, indústria e agricultura, mas no futuro deseja investir nas tecnologias eSIM e NB-IoT.

Vantagens da IoT:

Podemos concluir que, uma IoT pode gerar muitos frutos para o desenvolvimento nacional, incluindo, como aplicativos para casas, ambientes corporativos, veículos, fábricas e sistemas logísticos. Gerir conectividade, mobilidade, energia e dispositivos que ajudam o usuário a otimizar seu tempo e consumo .