Faltando cinco rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, o Botafogo é um dos times que corre sério risco de rebaixamento. Embora tenha iniciado bem a competição, decaiu de uma forma tal que passou a lutar contra a degola na segunda metade da disputa.
Com 36 pontos, inicia a 34ª rodada na 14ª posição. Ceará e Cruzeiro têm a mesma pontuação, mas ficam atrás pelos critérios de desempate. Já o Fluminense, com 35, é o primeiro integrante da zona da degola. Para deixar a torcida alvinegra otimista, elencamos cinco motivos para se acreditar que o Fogão não irá cair.
1 – Tem clube “menor” na disputa
É possível dizer, que pelo andar da carruagem, que há apenas uma vaga em aberto para o rebaixamento. O Avaí já está matematicamente na Série B. Já a Chapecoense está com um pé na cova, e o CSA dificilmente escapará. Nesta disputa, o Ceará tem menos camisa que o Botafogo, e isso pode pesar na hora decisiva.
2 – A mobilização do grupo
Muito embora a crise institucional do clube, os jogadores parecem mobilizados em tirar a equipe do atoleiro. E, em momentos como este, ter lideranças como Gatito Fernández, Joel Carli e até Diego Souza pode fazer a diferença.
3 – Partidas em casa
Das cinco partidas restantes, três são em casa. Se fizer o dever junto à torcida, a tarefa está resolvida. E uma das partidas, mais especificamente na última rodada, é justamente contra o Ceará.
4 – Comparação com rivais
Se o Ceará conseguir, de uma hora para outra, pontuar a ponto de deixar esta disputa, o Botafogo leva vantagem nos critérios de desempate contra os também gigantes Cruzeiro e Fluminense. O clube da estrela solitária soma onze vitórias até aqui, contra sete da Raposa e nove do Tricolor.
5 – Torcida mostrou sua cara
Na hora h, a torcida do Botafogo está deixando claro que está do lado do time, colocando bons públicos no Nilton Santos. Se isso não pesa, daí é bom desistir de tudo.
Fonte: 90min