Com 36 pontos somados após 33 rodadas disputadas, o Botafogo é um dos clubes bastante ameaçados pelo rebaixamento no Brasileirão. Apenas um ponto separa o Glorioso do clube que atualmente abre o Z-4, seu arquirrival local, Fluminense. O cenário preocupante neste ponto da competição vai na contramão das boas expectativas que pairavam sob o time antes da pausa para a Copa América, quando aparecia no grupo dos oito primeiros.
Como destaca o Globoesporte, o motivo para a mudança drástica de patamar é o desempenho assustador do Alvinegro no returno da competição. De seus 36 pontos totais, apenas nove foram somados desde a virada da tabela: são três vitórias e incríveis (negativamente) onze derrotas em 14 partidas. Ainda restam cinco rodadas para o encerramento do Brasileiro, mas o Botafogo já soma, no returno, mais derrotas do que obteve no primeiro turno inteiro (8).
Com Alberto Valentim em sua área técnica, o Glorioso somou apenas dois triunfos em oito jogos, aproveitamento total de 25%, estatística de vice-lanterna do Brasileirão (Chapecoense, 25,3%). O clube carioca é o segundo pior do returno, com aproveitamento superior somente ao Avaí. Curiosamente, o time catarinense é justamente o ex-clube de Valentim: por lá, o técnico somou três vitórias, quatro empates e oito derrotas em 15 partidas de Brasileirão.
Botafogo com 1 vitória e 5 derrotas nos últimos 6J; no período o time é:
O QUE MENOS fez gols
O QUE MAIS sofreu gols
O QUE MAIS sofreu finalizações
O QUE PIOR finaliza
O QUE PIOR troca passesSituação delicadíssima na reta final do @Brasileirao
— Footstats Premium (@Footstats) November 17, 2019
Daqui ao final do Campeonato Brasileiro, o Glorioso terá os seguintes compromissos: Corinthians (C), Chapecoense (F), Internacional (C), Atlético-MG (F) e Ceará (F).
Fonte: 90min