Libertadores

5 curiosidades sobre o Monumental de Lima, palco da final da Libertadores

Publicidade



5 curiosidades sobre o Monumental de Lima, palco da final da Libertadores - 1

​Seria em Santiago, mas será em Lima. Faltando cinco dias para a final da Libertadores da América, é hora de conhecer algumas curiosidades sobre o palco do duelo entre Flamengo e River Plate, no próximo sábado, na capital peruana.


Informação básicas

 

 

FBL-LIBERTADORES-FLAMENGO-RIVER-STADIUM

 

É a casa do Universitario de Lima. inaugurado em 2 de julho de 2000, é o maior estádio da América do Sul, com capacidade para 80.093 mil pessoas, sendo 60 mil nas arquibancadas e 20 mil nos camarotes/tribunas.


Localização

 

FBL-LIBERTADORES-FLAMENGO-RIVER-STADIUM

 

 

O estádio Monumental fica no Distrito de Ate, área leste da cidade, mais precisamente na avenida Javier Prado Este, única via que dá acesso ao local. É bem distante, por exemplo, de Miraflores, um dos bairros mais conhecidos de Lima. Ele levou nove anos para ser construído, com sua pedra fundamental sendo colocada em 16 de janeiro de 1991. A obra teve um custo de US$ 42 milhões e, à época, seguiu os padrões da Fifa.


Palco de espetáculos

 

FBL-LIBERTADORES-FLAMENGO-RIVER-STADIUM

 

 

O estádio não costuma receber os jogos da seleção peruana, que normalmente atua no estádio Nacional. Porém, já foi palco de shows de Paul McCartney, Rolling Stones, Roger Waters, Backstreet Boys, Beyoncé, Black Eyed Peas, Rod Stewart entre outros.

 


Reconhecimento e ausência da Copa América

 

FBL-LIBERTADORES-FLAMENGO-RIVER-STADIUM

 

 

O estádio Monumental foi eleito um dos 100 melhores do mundo pela Revista Forbes, em 2015. Porém, não foi utilizado, por exemplo, na Copa América de 2004, realizada no Peru. À época, houve um desentendimento entre o ex-presidente do Universitario, Alfredo González, e os organizadores da competição.


Relação com o Flamengo

 

FBL-LIBERTADORES-FLAMENGO-RIVER-STADIUM

 

 

O Flamengo jamais atuou no estádio Monumental de Lima. Aliás, a última vez do time carioca no Peru foi em 2008. Na ocasião, aplicou 3 a 0 no Cienciano, em Cuzco, pela Libertadores. No total, soma 16 vitórias, quatro empates e apenas três derrotas atuando no país.

Fonte: 90min