Foto: Reprodução/Divugação
Em 2014, o Facebook comprou o WhatsApp por 22 bilhões de dólares. Desde então, o dono e criador da principal rede social do mundo, Mark Zuckerberg, obteve grandes conquistas numéricas. O serviço de mensagens instantâneas, já em 2018, bateu a marca de 1,5 bilhão de usuários ativos; sendo mais de 120 milhões de brasileiros.
Todavia, enquanto o WhatsApp é tendência na comunicação corporativa e social, o mensageiro também é usado como ferramenta de propagação de vírus.
LEIA MAIS
+ Como denunciar um hacker no Brasil
+ Falha de segurança no Tinder expõe usuários
+ Por que é preciso manter o antivírus sempre atualizado?
+ Testes do Facebook podem colocar sua ‘vida online’ em risco
Golpe certeiro
O aplicativo é sempre alvo de campanhas falsas compartilhadas por hackers. Nos últimos meses, por exemplo, houve golpe do FGTS inativo; de produtos gratuitos de O Boticário; de fotos do Neymar para colocá-las no fundo das conversas do app; de promoção da Uber; entre muitos outros.
A vítima mais recente foi o Spotify. Desde janeiro, o serviço de streaming de música tem sido alvo de cibercriminosos no WhatsApp. Eles têm compartilhado um link falso, o qual leva à uma página com a grafia da empresa escrita errada e de final ‘.net’ na URL.
A mensagem promete contas premium e sem a inserção de anúncios durante as músicas. Contudo, o usuário é levado a fornecer informações pessoais para adquirir cupons de desconto – o que não passa de uma mentira. Na verdade, até dados de cartão de crédito podem ser pedidos para fisgar e roubar as pessoas interessadas.
Cuidados
Desconfie sempre de mensagens sobre qualquer promoção. Verifique o site oficial da empresa e se há alguma divulgação nas redes sociais. Evite clicar em links suspeitos e a fornecer qualquer dado pessoal quando solicitado.
Foto: Reprodução/Divulgação
Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]
Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.