Nem o mais pessimista torcedor do Grêmio poderia imaginar no que aconteceu no jogo de volta contra o Flamengo válido pela semifinal da Libertadores. Depois de um primeiro tempo parelho em que desceu para o intervalo perdendo por apenas um gol após falha de Paulo Victor, o time comandado por Renato Portaluppi não conseguiu jogar na etapa final e acabou derrotado por 5 a 0, no Maracanã, deixando a competição de maneira melancólica.
Foi a semifinal mais elástica em 30 anos na Libertadores e a pior derrota de Renato em sua passagem atual pelo Imortal, onde dirige desde 2016. Após a partida histórica negativamente para o Grêmio, o comandante precisou explicar muito das suas opções para o duelo. O técnico foi muito criticado por jornalistas especializados e também pelos torcedores tricolores por escalar André de titular no lugar de Diego Tardelli, que só foi entrar quando a goleada já estava construída.
“Optei por usar o André hoje por dar mais trabalho aos zagueiros deles. Queríamos incomodá-los na saída de bola. O Tardelli é um jogador que sai muito da área. Mas não podemos condenar o André porque saímos da Libertadores. O grupo todo não jogou bem“, explicou o comandante.
Indagado se André não teria mais clima para continuar no Grêmio, devido à pressão da torcida gremista, Renato defendeu seu pupilo. “É sempre assim, já estou vacinado, quando perde, o jogador não presta, não rende, começa a ser massacrado. Eu, como treinador, tenho que defender meu jogador, tenho que me defender o meu grupo. O Grêmio tem mais 11 jogos no Campeonato Brasileiro e esse é o o grupo que vai tentar se classificar para a Libertadores do ano que vem”, completou.
Na zona mista, Duda Kroeff, vice-presidente de futebol do Grêmio, comentou sobre a decisão de André como titular e aproveitou para defender Paulo Victor. “Na opinião do Renato, o Tardelli apresenta problemas físicos. Ele sente dores, chega uma hora que ele rende menos. O André está muito melhor fisicamente. É assim que o Renato pensa. Não sei se o Renato errou. Do André esperávamos mais, realmente, mas não acho que esteja mal. Paulo Victor também está bem”. Questionado se vai cobrar o comandante após eliminação vexatória na Libertadores, o dirigente surpreendeu na resposta.
Duda Kroeff :”vou ter um papo de amigo com o Renato” “André e Paulo Vítor estão bem” “ Derrota foi normal “. @romildogremio o que não foi normal foi esta entrevista.
— Luciano Fagundes (@lucianfagundes) 24 de outubro de 2019
“Ah, não é bem uma cobrança… é uma conversa séria, mas de amigo. Vou ter um papo de amigo com ele (Renato). Não acho que foi uma eliminação vexatória. Foi uma derrota acachapante, mas não absurda. Foi uma derrota até certo ponto normal, se você pegar o orçamento do Flamengo“, completou Kroeff, que também defendeu Paulo Victor, a quem considera “um excelente goleiro e não teve culpa nenhuma hoje”.
Fonte: 90min