Passados 2/3 do Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama vive sua melhor fase na competição e, sob o comando de um dos treinadores mais experientes do futebol nacional, tem tudo para acelerar nessas 11 rodadas finais para tentar uma vaga na Libertadores de 2020. Chegar à competição sul-americana mais importante do continente seria um prêmio para um time que, na chegada de Vanderlei Luxemburgo, encontrava-se na lanterna e com os jogadores sem confiança alguma.
Hoje o Vasco ocupa o 11º lugar com 37 pontos, a apenas 5 do tão sonhado grupo dos seis primeiros do Brasileirão. Vale lembrar que, se o Athletico-PR – campeão da Copa do Brasil e já assegurado na Libertadores – terminar no G-6, o sétimo passa a ter passaporte para o torneio continental em 2020. Vindo de três seguidas, a última em Porto Alegre contra o Internacional, o Gigante da Colina pode ter mudanças consideráveis na equipe que enfrentará o Ceará, no sábado (26).
No fim da tarde desta quarta-feira (23), Luxemburgo viu sua equipe reserva disputar um jogo-treino contra a Portuguesa-RJ e os pupilos enfiaram sonoros 5 a 1 no CT do Almirante. O destaque do amistoso foi o colombiano Guarín. Último reforço do clube na temporada, o meia de 33 anos vem aprimorando a parte física nas últimas atividades e, no amistoso, marcou um dos gols, além de passes precisos para os colegas e liderança no círculo central de campo.
O presidente Alexandre Campello também acompanhou a atividade que deve fazer Luxemburgo optar por, finalmente, Guarín desde o início da partida contra o Ceará. Ele entrou no segundo tempo da vitória contra o Inter substituindo o atacante Ribamar e fez muito bem a função de cadenciar a bola no meio de campo. Foram várias as oportunidades em que o colombiano se viu pressionado por dois, três jogadores adversários e soube muito bem proteger a pelota.
Eu estou muito iludido com o Fredy Guarin pic.twitter.com/tlrYaI8kfs
— AQUI É VASCO ✠ (@team_colina) 21 de outubro de 2019
Nossa reportagem apurou em parceria com o perfil “Detetives Vascaínos” que a entrega do atleta nos treinos e sua categoria com a bola no pé convenceram o comandante a usá-lo mais avançado. Volante nos tempos de Seleção da Colômbia, o camisa 13 deve atuar como armador nessa reta final, com mais liberdade na chegada à grande área adversária. O elenco cruz-maltino volta a treinar na manhã desta quinta (24) e, após o almoço, embarca para Fortaleza.
Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco/Divulgação
Fonte: 90min