Não faz muito tempo que uma jovem promessa surgia no futebol espanhol. Com uma série de gols de tirar o fôlego e performance espetacular em campo, Isco foi o motivo pelo qual o Real Madrid desembolsou, à época, 30 milhões de euros. O jogador chegou inclusive a ganhar o prêmio Golden Boy, dado aos melhores futebolistas com idade inferior a 21 anos atuando na Europa.
Por muitos anos o espanhol foi um verdadeiro destaque e a impressão que ficava, era de que ele estaria entre os melhores. Mas, infelizmente, o destino reservava uma perspectiva diferente para o jogador de 27 anos.
Isco simplesmente não se encaixa nos planos de Zidane: não há espaço para o meia no 4-3-3 bastante rígido proposto pelo técnico. A culpa, é claro, não está só na composição do time, uma vez que o jogador também não parece conseguir se adaptar à uma nova estratégia.
O tempo para que ele mostre o seu potencial está acabando e sua estrela no Santiago Bernabéu está cada dia mais apagada. E o que vem agora?
Manchester United
O United já não deve contar mais com grandes estrelas em um futuro próximo, e a falta de criatividade nos jogos com certeza é uma grande preocupação por parte dos torcedores e do treinador. Esse parece o cenário perfeito para Isco, que poderia se encaixar muito bem no meio de campo dos Red Devils. Se conseguir liberdade então, o Old Trafford seria o palco perfeito para o jogador destruir a maioria das defesas da Premier League.
Parece o melhor cenário possível, mas o torcedor deve ser cauteloso, porque a expectativa com Di Maria, Memphis Depay, Alexis Sanchez, Romelu Lukaku, Fred, e outros também foi alta e os resultados, nem tanto.
Liverpool
Por outro lado, os rivais do Manchester United poderiam oferecer um lar para o desajustado do Real Madrid. Algo que deve pesar para Isco é o fato de que Klopp desenvolveu e melhorou quase todos os jogadores que treinou em Anfield. Talvez seja exatamente isso que o espanhol precise: um ambiente confortável e um técnico dedicado.
Os Reds, além de estarem no topo da liga, ostentam um conjunto invejável. No entanto, ainda falta criatividade no meio-campo, e é exatamente aí que Isco pode se encaixar, e oferecer a habilidade necessária para desbloquear as excelentes defesas da Premier League. Além de claro, ajudar o clube a ganhar o cobiçado troféu da liga inglesa.
Tottenham Hotspur
Historicamente, o Tottenham prefere contar os centavos ao invés de gastá-los. No entanto, tudo indica que o clube de Londres vai precisar liberar o talão de cheques em um futuro bem próximo, visto que muitos jogadores estão de saída ao final da temporada.
Christian Eriksen já é quase certo entre os nomes que estão de saída. O meio-campista deve deixar o atual time após o final do seu contrato, e ingressar em outro clube já em julho. Com essa notícia, os fãs do Spurs podem pensar em Isco como um herdeiro do trono deixado pelo dinamarquês.
Ambos são igualmente criativos e mortais no ataque. Maurício Pochettino, treinador do clube inglês, conseguiu transformar Eriksen em um jogador mais completo e equilibrado, e com certeza pode fazer o mesmo com Isco.
Assim, a expectativa é de que o espanhol se torne mais obstinado e tenha mais liberdade para desenvolver seu jogo.
Paris Saint-Germain
Longe da Premier League é realmente mais difícil encontrar algum lugar viável onde Isco se ajuste. Uma mudança grande parece altamente improvável, se levar em conta os aspectos financeiros de um acordo desse porte. Apesar disso, o PSG com seu estilo de jogo ofensivo e um meio-campo pedindo uma força criativa pode ser um bom lugar para o espanhol.
O time francês se reforçou no meio com Idrissa Gueye, todavia ainda há espaço para alguém com a qualidade e talento de Isco. Ele tem habilidades suficientes para assumir um papel importante ao lado de Verratti e Gueye, ou ainda substituir a presença inexplicável de Eric Maxim Choupo-Moting.
China
Apesar de ser bem longe do ideal, não seria uma surpresa se o destino de Isco fosse a Superliga Chinesa, uma vez que já ficou bem evidente que o torneio local movimenta milhões.
Se o espanhol não conseguir encontrar um lar na Europa, ele pode sim, partir para o mercado asiático, até que uma oferta melhor apareça. O campeonato chinês não é mais tão ligado ao “fim de carreira/aposentadoria”. Hoje, é possível que jogadores retornem da Ásia para o futebol europeu sem problemas.
O time do Real Madrid domina o mundo mesmo, o Varane e o Modric, por exemplo, estão na Rússia, Sergio Ramos está em qualquer lugar menos na Espanha, Marcelo está em Kiev desde 2018 e o Isco está em algum lugar do mundo que ninguém ainda conseguiu identificar desde 2017. Que time.
— Gabi (@g4bimuniz) 19 de outubro de 2019
Entretanto, seria uma pena se Isco saísse das grandes ligas tão cedo e com tanto para oferecer. Os torcedores devem aguardar e torcer que ele encontre um clube onde ele possa desenvolver seu talento.
Fonte: 90min