Você já ouviu falar em imortalidade? Pois é…o Grêmio se diz “imortal” pelo fato de, ao longo de sua história, ter obtido êxito em situações de absoluta dificuldade, em que era tido como azarão. O Tricolor chega para a partida de volta da semifinal da Libertadores da América com a obrigação de, no mínimo, marcar um gol para ficar vivo.
De torcedor para torcedor: clique aqui e siga o 90min no Instagram!
Nesta quarta-feira, no Maracanã, o empate em 0 a 0 garante a classificação ao Flamengo, mas isso nem de longe assusta aqueles que convivem no ambiente gremista. Existe a convicção de que a classificação para a decisão é possível de ser alcançada. E é por isso que nós listamos cinco motivos para acreditar que o representante brasileiro em Santiago do Chile, no dia 23 de setembro, será gaúcho.
A história
No próprio Maracanã o Grêmio já escreveu uma das páginas mais heroicas de sua trajetória, ao empatar com o Flamengo em 2 a 2 e garantir o título da Copa do Brasil de 1997. E assim foi também no Morumbi em 1981 (primeiro título brasileiro) e em 2001 (tetra da Copa do Brasil). Se quer um exemplo mais recente, é só ver o que o Tricolor aprontou contra o Palmeiras, na atual Libertadores, para se chegar à conclusão que uma classificação fora de casa, nem de longe, será uma surpresa.
O técnico
É principalmente nestas horas que aparece uma das principais características de Renato Portaluppi. Ele sabe mobilizar como poucos um grupo de jogadores. Manter o foco será fundamental, e para isso um professor com esta qualidade pode fazer toda a diferença.
O jogador “diferente”
Ele ainda não deslanchou com a camisa do Grêmio, mas quando toca na bola se vê que ele é acima da média. Foi para partidas como a desta quarta-feira que o clube apostou suas fichas na contratação de Diego Tardelli. Será que é a noite do camisa 9?
A “joia” veste azul
O Flamengo tem um elenco estrelado, de alta qualidade, com jogadores experientes. Mas o atleta mais valorizado do futebol brasileiro para uma transferência para a Europa é Everton Cebolinha. E o camisa 11 adora aparecer em momentos decisivos.
A relação com a Libertadores
Se existe no futebol brasileiro um clube especialista em Libertadores, este é o Grêmio. E é por isso que dificilmente ele se assusta com ambientes hostis, torcida contra e outros fatores extracampo. É na bola que se decide. E, com a bola no pé, o Tricolor sabe disputar esta competição como ninguém.
Fonte: 90min