Considerado por muitos jornalistas da imprensa esportiva como o melhor elenco do futebol brasileiro no início da temporada, o Palmeiras notou que, apesar de farto e cheio de alternativas, seu plantel apresentava falhas. As laterais são bons exemplos das vulnerabilidades do sistema defensivo comandado hoje por Mano Menezes. Diogo Barbosa e, principalmente, Marcos Rocha estão longe de serem grandes marcadores e mais apoiam do que retornam com maestria para defender a linha de trás.
No caso específico da ala direita, Rocha vem falhando constantemente com bolas alçadas na área. Na eliminação do Palmeiras na Libertadores pelo Grêmio, o camisa 2 vacilou na marcação e viu Everton “Cebolinha” aproveitar cruzamento para antecipar Weverton e empatar o jogo que terminaria 2 a 1 para os gaúchos no Pacaembu. Na partida seguinte, novo erro de recomposição defensiva e gol de Arrascaeta na vitória por 3 a 0 do Flamengo, no Maracanã, que resultaria na demissão de Felipão.
Contra o Internacional, já sob o comando de Mano, Marcos Rocha novamente “dormiu” em gol de Patrick, de cabeça, após cruzamento de Nico López. No clássico contra o Santos, o lateral não falhou pelo alto, mas vacilou ao dar condição para o gol de Gustavo Henrique. São tantas as falhas que o treinador tem aguardado ansiosamente o retorno de Mayke, então titular da posição no começo do ano.
O ala é conhecido de Mano desde os tempos de Cruzeiro e não atua há dois meses. No empate por 1 a 1 com o Grêmio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão, Mayke sofreu uma lesão no tendão do músculo adutor da coxa direita e precisou passar por uma cirurgia. Na última segunda (14), o camisa 14 treinou normalmente com o restante do grupo e está à disposição para o duelo contra a Chape, nesta quarta (16), no Allianz Parque.
Prass, Mayke, Victor Hugo, Gustavo Gómez e Victor Luiz será que é tão difícil assim colocar esses cinco juntos?
— Fernando Cavallotti (@fercavallotti) 15 de outubro de 2019
A irregularidade de Marcos Rocha tem feito Mano testar outras alternativas no time. O volante Jean já foi improvisado no setor na goleada por 6 a 2 contra o CSA e, nos bastidores, Alexandre Mattos já observa opções para a posição no mercado. O colombiano Orejuela, emprestado pelo Ajax-HOL ao Cruzeiro, está sendo sondado e pode ser um reforço para 2020. A tendência até o fim do ano, todavia, é que Mayke e Rocha travem disputa pela titularidade para levar o Palmeiras a destronar o líder Flamengo, que vem oito pontos à frente do rival na tabela.
Fonte: 90min