Foto: Reprodução/Divulgação
Toda exposição, de alguma forma, mexe com a vulnerabilidade das pessoas.
Em uma época na qual tudo funciona online – check in, viagens, fotos, shows, passeios, encontros, trabalhos e redes sociais –, fica difícil não depender de uma reputação digital para mostrar um pouco da personalidade de cada um.
LEIA MAIS
+ Por que é preciso ter um antivírus no celular?
+ Golpe no WhatsApp promete conta gratuita no Spotify
+ Como combater um vírus compartilhado no WhatsApp
+ Vírus em jogos infantis expõem crianças a conteúdo impróprio
Esta dependência à interatividade também torna-se um caminho ao ciberbullying (ofensas por meio de internet e dispositivos tecnológicos).
Segundo uma pesquisa do Instituto Ipsos, realizada com mais de 20 mil pessoas, em 28 países, um a cada três pais afirmam conhecer alguma criança vítima de violência em redes sociais. Mundialmente, 17% de casais relatam que os próprios filhos já sofreram algum ataque no ambiente digital. Além disso o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países que mais cometem ciberbullyng, com 29% — só fica atrás da Índia, com 37%.
Prevenção
É preciso que pais monitorem as redes sociais e a vida online dos filhos; que tenham conversas francas e diálogos abertos em família; e valorizem o sentimento e a voz de cada jovem dentro de casa e nas escolas.
O pedido de ajuda, às vezes, acontece de um jeito silencioso. Isto acontece em qualquer faixa etária, por medo ou sensação de impotência. Até mesmo hackers estimulam a agressão na internet. Por isso, todo sinal de alerta e monitoração é preciso.
Para ajudar, conversar ou apenas desabafar, pode-se entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida, pelo número: 141. Já para denunciar casos de ciberbullying, pode-se usar o Disque Denúncia: 181; ou o SaferNet Brasil (entidade sem fins lucrativos que combate crimes na internet).
Foto: Reprodução/Divulgação
Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]
Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.