O Vasco não voltou bem ao Campeonato Brasileiro. Jogando fora de seus domínios, o time acabou perdendo de virada para o Grêmio, em Porto Alegre, pelo placar de 2 a 1. Mas um lance em especial marcou negativamente este duelo para o lado cruz-maltino. Quando ainda vencia por 1 a 0, um gol de Yago Pikachu foi anulado pelo VAR. O árbitro consultou o recurso de vídeo e marcou uma falta, que, no entendimento da direção vascaína, não existiu.
O departamento jurídico do Vasco entrará com um pedido de impugnação da partida no STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) até a terça-feira (16). O clube alegará que foi prejudicado e pedirá a remarcação do jogo. “A gente entende que o VAR é importante, mas estamos entrando em uma área de interpretações de lances que estão causando confusões. Foi um lance desconectado e uma avaliação equivocada. Não houve reclamação dos jogadores do Grêmio. Mudou o panorama do jogo.” disse o diretor de futebol do clube, André Mazzucco.
O gol de Pikachu daria, naquele momento do duelo, uma vantagem de 2 a 0 para a equipe vascaína. No entanto, o árbitro voltou atrás, anulou o gol e aplicou cartão amarelo para o atacante Rossi por falta cometida no início da jogada. O Vasco argumentará também, que o responsável pelo VAR na Arena do Grêmio, Paulo Roberto Alves Junior, esteve envolvido em outra polêmica relacionada a tecnologia no Campeonato Brasileiro. O juiz apitou Botafogo x Palmeiras, jogo em que os cariocas também pediram a impugnação da partida por supostas falhas no árbitro de vídeo.
Não vai falar né? Que o VAR prejudicou o VASCO … #redacaosportv
— Luizvascofjv (@Luizvascofjv1) 15 de julho de 2019
Aguardando o resultado dos tribunais, o Vasco terá uma semana cheia de preparação para a próxima partida. O clássico contra o Fluminense acontecerá no próximo sábado (20), em São Januário, a partir das 11h (de Brasília), pela décima primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O cruz-maltino segue com 9 pontos na tabela de classificação, um ponto acima da zona de descenso.
Fonte: 90min