Por todos estes fatores é possível imaginar que durante a vida conjugal o casal certamente passará por mudanças. No entanto, elas não precisam ser necessariamente negativas. Como melhorar o relacionamento e aproveitar mais os momentos com o (a) parceiro(a), evitando assim o desgaste?
Um bom diaÌlogo faz a diferença
Para ter uma relação conjugal saudaÌvel eÌ importante que o casal tenha bom diaÌlogo. A conversa deve servir principalmente para dois propoÌsitos.
O primeiro eÌ aproximar mais o casal, tornar os dois mais iÌntimos e mais amigos um do outro. Por isso, eÌ importante ter uma rotina baseada em conversas sobre o dia a dia, o trabalho, a educação dos filhos e, claro, conversas mais profundas são sempre bem-vindas.
O segundo propoÌsito do diaÌlogo eÌ verbalizar as coisas que incomodam ou que atrapalham a vida do casal. Ou seja, serve para colocar na mesa aquilo que não vai bem na relação, aquilo que incomoda ou ateÌ mesmo causa maÌgoas.
EÌ importante lembrar que o diaÌlogo não deve ser marcado pela agressividade. Ele serve para resolver as questões de forma tranquila, tornando a relação conjugal mais prazerosa.
A relação sexual contribui para a qualidade de vida
AleÌm de um bom diaÌlogo, outro ponto forte para os casais eÌ a qualidade da relação sexual. Ter uma boa relação contribui para a proximidade do casal, aumenta a intimidade e a autoestima.
Alguns estudos mostram, inclusive, que a frequeÌ‚ncia sexual do casal estaÌ diretamente relacionada a troca de afeto entre os parceiros. Ou seja, quanto mais vezes um casal faz sexo mais a relação como um todo se torna saudaÌvel e mais a relação se torna duradoura.
AleÌm disso, o sexo faz com que o corpo libere hormoÌ‚nios ligados ao prazer, como a endorfina, o que aumenta a sensação de bem-estar.
Quando procurar ajuda?
Nem sempre eÌ faÌcil manter o equiliÌbrio na relação. PoreÌm, se o casal acha que vale a pena se esforçar para corrigir os problemas, mas mesmo assim não tem eÌ‚xito, eÌ possiÌvel procurar ajuda de um profissional.
Para as questões ligadas aÌ€ falta de diaÌlogo, a terapia individual ou de casais pode ser uma boa forma de melhorar a relação com o(a) parceiro(a) e dar mais qualidade aÌ€ vida a dois.
Se o problema tiver relação direta com a libido, a realização de alguns exames para verificar se não haÌ nenhum problema hormonal envolvido eÌ importante. EÌ preciso tambeÌm estar atento para casos em que o estresse e a ansiedade do dia a dia podem afetar a vida do casal.
Fonte: Forteviron