A famosa e premiada série de televisão britânica Black Mirror, criada por Charlie Brooker e transmitida pela plataforma Netflix, teve “La Casa Del Desierto” (A Casa do Deserto), da Guardian Glass, como um dos seus cenários marcantes no lançamento dos novos episódios da quinta temporada.
Localizada no Deserto de Gorafe, na província de Granada, na Espanha, A Casa do Deserto surge no enredo do capítulo 2, “Smithereens”, como o local ideal para fugir de um mundo onde tudo se encontra conectado, em rede, estrelado por Topher Grace (Homem Aranha 3).
O episódio foi gravado no último verão, durante dois dias, com a equipe de produção e filmagem explorando as múltiplas perspectivas e ângulos oferecidos pelo cenário.
A Casa do Deserto é um projeto pioneiro criado com o objetivo de testar os produtos e soluções da Guardian Glass nas condições climáticas mais extremas e, assim, demonstrar a importância de selecionar o tipo de vidro mais adequado para as janelas de qualquer casa.
Esta única e singular casa foi já escolhida em mais de uma ocasião para outras filmagens de publicidade, moda e fotojornalismo, colaborando com grandes produtoras, empresas e marcas que encontraram nela um lugar único para alcançar e inspirar seu público.
Lançado em 2011, Black Mirror é uma série de ficção científica inglesa baseada em episódios independentes que exploram um futuro perturbador e sombrio que poderia ser o nosso se as atuais inovações tecnológicas fossem mal utilizadas ou mal administradas. Entre suas mais notáveis premiações estão um Emmy Award, um Peabody Award e um British Academy Television Craft Award. A série construiu uma base de milhões de fãs e seguidores em todo o mundo.
Sobre “La Casa del Desierto”
Local: Gorafe, Granada (Espanha)
Área: 20m²
Layout: 3 ambientes – quarto, banheiro e sala-cozinha
Superfície de painéis fotovoltaicos: 26m²
Capacidade de armazenamento de energia: 18.2kWh
Temperaturas máxima e mínima aproximadas esperadas no interior: 18ºC – 28ºC
Faixa de temperatura no deserto do Gorafe: verão até 45ºC | Inverno até -10ºC
A Casa do Deserto é um projeto pioneiro da Guardian Glass que desafia a natureza para testar suas soluções de vidro. Ao projetar uma casa tão inovadora, a Guardian Glass procurou demonstrar como, escolhendo o vidro certo, a casa permanece habitável mesmo nos ambientes climáticos mais adversos. O vidro das janelas pode contribuir para o isolamento térmico e acústico, ajudar a proteger dos raios UV, bem como melhorar a segurança contra roubo ou tentativas de invasão.
Sua estrutura arquitetônica é construída sobre uma base de madeira envolvida pelo vidro da Guardian Glass e, em seu interior, possui divisórias de vidro que criam um quarto, banheiro e sala de estar e cozinha. A casa possui um sistema de filtragem de água, um sistema de geração de energia e um conjunto de painéis fotovoltaicos.
O projeto, resultado do trabalho combinado de uma grande e experiente equipe de arquitetos – liderada por Spela Videcnik, da OFIS Architects, – em conjunto com especialistas e engenheiros da Guardian Glass e consultores de energia da Akt II e Transsolar, atende aos desafios atuais e futuros dos setores de arquitetura e construção, na promoção de estruturas ambientalmente amigáveis e energeticamente eficientes.