.
Neste mês é celebrado o Abril Verde, voltado para a conscientização sobre saúde e segurança no trabalho. No Brasil, em 2024, foram registrados mais de 470 mil casos de afastamentos por transtornos mentais, um aumento de 68% em relação a 2023 e o maior número na última década, segundo o Ministério da Previdência Social.
A psicóloga e especialista em saúde mental Denise Milk cita alguns fatores que podem indicar que o funcionário não está bem psicologicamente.
“Os sinais mais comuns são relacionados a uma sensação de esgotamento, de um cansaço que não passa. Somados a isso, vão se perceber também, ou isoladamente, alterações no humor, e também no sono. Então a pessoa começa a ficar mais irritadiça, a paciência fica mais curta, ou ela fica mais triste, mais desmotivada. O sono também, a pessoa vai ter mais dificuldade para dormir, ou hipersonia ou dificuldades para manter a qualidade do sono. E o apetite também pode ser alterado”.
Ela também explica quais são os profissionais mais indicados para atender estas pessoas.
“Os profissionais qualificados para fazer esse tipo de abordagem são os profissionais da saúde mental. Os psicólogos, os psiquiatras. Então são essas as pessoas que precisam ser buscadas para oferecer o recurso necessário para quem está vivenciando essas situações”.
Ainda de acordo com a especialista, as empresas devem estabelecer um ambiente de segurança e respeito com seus funcionários, sem assédio moral e clima tóxico, e com lideranças que exerçam seu papel de forma coerente.
liliane.farias , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Tue, 15 Apr 2025 17:44:44 +0000