Copa América

Conmebol adota regra dos oito segundos na Libertadores e na Sul-Americana 2025

Publicidade



90min pt-BR.

Será o fim da cera no futebol sul-americano ou os goleiros continuarão encontrando brechas e “jeitinhos” para ganhar tempo? Nesta terça-feira (01/04), dia que marca o início da fase de grupos da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana, a Conmebol anunciou que as duas competições terão, em vigor, a nova regra dos oito segundos para reposição de bola por parte dos arqueiros.

Criada pela FIFA com o intuito de reduzir o tempo desperdiçado no momento das reposições de jogo, a nova regra prevê a marcação de um escanteio para o time adversário caso o goleiro leve mais de 8 segundos para colocar a bola em disputa. Vale lembrar que o árbitro deve sinalizar com as mãos a contagem dos cinco segundos finais, com o tempo de reposição devendo ser contabilizado a partir do exato instante em que o goleiro tem a posse de bola já dominada.

“A partir de agora, os goleiros poderão ficar com a bola por no máximo oito segundos. Caso excedam esse tempo, serão penalizados com um escanteio a favor do time adversário. Esta nova regra visa acelerar o jogo e evitar atrasos desnecessários”

– Conmebol, em anúncio oficial

Ramon Abatti Abel

Nova regra dos 8 segundos não foi respeitada na 1ª rodada do Brasileirão / Sports Press Photo/GettyImages

Apesar da nova determinação da FIFA, a 1ª rodada do Brasileirão 2025 foi marcada por um aparente “descaso” à orientação: em diversos momentos das dez partidas disputadas na jornada inaugural da Série A, goleiros excederam o tempo limite para reposição de bola.

Leia mais sobre a Copa Libertadores em:

Nathalia Almeida , 90min pt-BR.

Fonte: 90 minutos..

Tue, 01 Apr 2025 16:25:46 +0000