.
Criado há mais de 25 anos, o Corpo de Dança do Amazonas começa, nesta quinta-feira (13), a temporada de espetáculos “Amazônia em Movimento”, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Belo Horizonte (MG). Até o dia 24 de fevereiro, a companhia – que compõe o corpo artístico do Teatro Amazonas e já realizou mais de 60 obras, com a colaboração de artistas do Brasil e do exterior – apresentará seis espetáculos de dança contemporânea brasileira que homenageiam os povos originários e valorizam a força e a energia da Região Norte do país.
Diretor artístico do grupo, o coreógrafo paulista Mário Nascimento destaca que a coesão temática e o corpo de bailarinos, majoritariamente amazonense, dão uma identidade própria aos espetáculos, que foram montados em momentos distintos da história do Corpo de Dança do Amazonas:
“Porque eles falam da região, eles falam da questão ambiental, eles falam da questão dos povos originários, eles falam da questão urbana, por exemplo, de Manaus. Então, como eles estão ali, eles nasceram ali, eles vivem aquilo, eles vivem todo esse ambiente, eles têm propriedade, eles têm lugar de fala sobre esses assuntos que dizem respeito a esse território tão discutido e tão ameaçado”.
Um dos destaques da programação é “Rios Voadores”, da coreógrafa mineira Rosa Antuña, com trilha sonora original assinada pelo músico Makely Ka. A obra usa a viola como instrumento principal, para criar a conexão entre a dança e as águas dos rios do Norte.
Rosa explica que o trabalho com a companhia amazonense e a cultura do estado foi fundamental para transportar um fenômeno ambiental para os palcos:
“Foi de uma riqueza muito grande poder estar lá com esse elenco em Manaus, conhecendo um pouco mais da cultura de Manaus, podendo sentir a força da Floresta Amazônica, que foi o que me inspirou para esse trabalho. Podendo sentir também a importância dos rios voadores, que são a corrente de ar que vem do mar para a floresta, e a floresta transpira e forma verdadeiros rios voadores no céu, que batem na cordilheira dos Andes e depois vem chover aqui no Sudeste”.
A programação completa do Amazônia em Movimento está disponível no site do Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte.
*Com sonoplastia de Jaílton Sodré
rafael.guimaraes , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Thu, 13 Feb 2025 21:27:52 +0000