.
O mapa de chuvas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para esta semana mostra grande parte da região Nordeste com alerta laranja, o que significa risco de tempestades com chuvas de até 100 mm por dia e ventos intensos de até 100 km/h.
Há previsão de mais chuva, principalmente no interior do Ceará e do Rio Grande do Norte; além de todo o estado de Pernambuco e da Paraíba.
O volume de água nesse fim de semana na região causou transtornos em algumas regiões.
No município de Capela, em Sergipe, por exemplo, houve o rompimento da via estadual SE-438, conhecida como Rodovia Santa Clara. Dois veículos foram arrastados pela enxurrada, causando a morte de três pessoas da mesma família que estavam em um deles.
A cidade registrou, entre sexta-feira (10) e sábado (11), o acumulado de 187 milímetros; e mais de 120 mm, no intervalo de 24 horas.
O Governo do Estado decretou luto oficial de três dias pelas vítimas e anunciou que o trecho que colapsou será substituído por uma ponte.
Também por causa das chuvas, a Agência Pernambucana de Águas e Clima mudou a classificação de “estado de Observação” para “estado de Atenção” nas Regiões Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte e Sul.
Em Recife, em apenas 12 horas, choveu acima dos 100 mm; isto é mais que o volume previsto para todo o mês de janeiro, segundo a Agência. Há relatos, inclusive, de áreas alagadas, queda de árvores e bairros sem energia; mas, sem vítimas fatais.
Na Bahia, até o fim da tarde desse domingo (12), houve registro de ocorrências em 49 cidades baianas, sendo a maioria com alagamento. A informação é da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do estado. Em Salvador, somente no final de semana, a Defesa Civil recebeu mais de 55 chamadas informando de ameaças de deslizamentos e desabamentos.
patricia.serrao , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Mon, 13 Jan 2025 15:10:25 +0000