90min pt-BR.
O São Paulo terminou 2024 com derrota para o Botafogo, mas satisfeito com vaga direta na Libertadores 2025, pelo menos na visão do técnico argentino Luis Zubeldía. No Brasileirão a campanha foi a sexta melhor no primeiro turno e apenas a 10ª na segunda metade, o que fez o Tricolor se distanciar da luta pelo título e quase ameaçou a classificação para o principal torneio da América do Sul. O 6º lugar ficou para o gasto após 17 vitórias, oito empates e 13 derrotas.
“O saldo creio que é positivo. Um início de Brasileirão difícil que conseguimos corrigir, cumprir o objetivo dentro do Brasileirão que era entrar na Libertadores. Vendo de fora, deveria ser o que sempre acontece com os times grandes, mas sabemos bem que não é assim. Hoje em dia há muitas equipes fortes. Creio que se não tivesse acontecido certas situações teríamos terminado com 65, 66, 67 pontos, essa seria nossa realidade, mas não aconteceu. Fico um pouco frustrado pelos últimos quatro ou cinco jogos, mas acredito que se me disserem que todos os anos o São Paulo vai se classificar direto para a Libertadores eu assino. “
– Luis Zubeldía, técnico do São Paulo
Minutos em campo: 878*
Gols/assistências: 1A
Participou de 20 rodadas, sendo nove como titular, é daqueles que até mesmo alguns são-paulinos nem lembram muito. Escalado em funções como ala e em diversas posições do meio de campo, cumpre o papel taticamente, mas sem brilhar. Falta ser mais agudo em termos de participações em gols ou criação de jogadas.
Minutos em campo: 625*
Gols/assistências: 0
Com passagem pelas seleções de base, o lateral-esquerdo de 21 anos ficou quase três meses parado entre agosto e novembro para tratar uma lesão na clavícula, mas nem antes nem depois disso conseguiu convencer, tanto que o irlandês Jamal Lewis foi contratado. Ele sofreu com adaptação e o jovem que é cria de Cotia também não aproveitou para conquistar seu espaço.
Minutos em campo: 990*
Gols/assistências: 2A
O herói do título na Copa do Brasil 2023 ainda não conseguiu repetir o mesmo desempenho desde que voltou de lesão. O jovem de 24 anos formado em Cotia é considerado um dos principais ativos do clube, mas não conseguiu fazer a diferença. Em setembro sofreu lesão no tornozelo e desde então participou apenas de oito partidas. Foi titular na última rodada, quando Zubeldía escalou um time alternativo, mas não começava jogando desde agosto mesmo com o time sofrendo com ausências de atletas importantes no meio, como Pablo Maia e Alisson, e ainda viu a concorrência aumentar com as contratações de Santi Longo e a volta de Liziero. Talvez mais adiantado pudesse ajudar na criação, uma das carências do time.
Minutos em campo: 649*
Gols/assistências: 1G, 2A
A temporada de estreia dele pelo Tricolor ficou abaixo das expectativas, afinal vinha de bons números pelo Ceará (18G + 13A). Chegou para ser a válvula de escape, explorando a velocidade que é uma de suas principais características, mas não rendeu e ainda falhou principalmente na tomada de decisão. Foi utilizado em 19 rodadas, porém só seis vezes entre os 11.
Minutos em campo: 892*
Gols/assistências: 0
Já deixou o clube, mas nas 14 partidas que entrou o time não demonstrou segurança, seja ao dar bote ou sair jogando. Pelo alto ajudava a tirar bolas da área, mas em outras questões já mencionadas ele aparentou dificuldade inclusive em lidar com a pressão da torcida que o criticava com frequência. Depois que ele saiu outras duplas foram testadas e Alan Franco se firmou como o melhor zagueiro do time, trabalhando geralmente ao lado de Arboleda ou Sabino.
*Dados do SofaScore
Leia mais notícias do Brasileirão:
Bia Palumbo , 90min pt-BR.
Fonte: 90 minutos..
Thu, 12 Dec 2024 02:59:11 +0000