.
“A Desinformação em Saúde, desafios e soluções” foi o tema da primeira reunião de ministros da Saúde do Brasil e dos países que integram o G20, realizada nesta terça-feira, 29, no Rio de Janeiro. E, as notícias falsas sobre as vacinas, que se intensificaram na pandemia de covid-19, dominaram os debates.
No caso do Brasil, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, citou ações coordenadas que estão sendo desenvolvidas, para levar informações corretas à população.
Ela reconheceu que, por causa das fake news, o desafio está sendo grande para tirar o Brasil da lista dos 20 países que menos vacinam. Mas se mostrou otimista com o aumento da aplicação de 15 das 17 vacinas que são oferecidas no programa Nacional de Imunização.
Para o presidente da Opas, a Organização Panamericana de Saúde, Jarbas Barbosa, o Brasil é destaque entre os países das Américas, pois puxou o avanço da vacinação. Ele destacou que este esforço tem que continuar.
Ainda segundo Jarbas Barbosa, o compartilhamento de informações seguras entre os países das Américas é fundamental para combater as fakes news.
A reunião dos ministros da Saúde do G20, grupo que reúne as maiores economias do planeta, mais a União Africana e a União Europeia, vai até a próxima quinta-feira.
marizete.souza , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Tue, 29 Oct 2024 15:52:20 +0000