90min pt-BR.
Derrotado no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, o Palmeiras voltou a apresentar problemas e saiu em desvantagem contra o Botafogo. O Alviverde teve mais uma atuação ruim neste segundo semestre da temporada e perdeu por 2 a 1, apesar de uma postura mais ativa em relação ao confronto da Copa do Brasil contra o Flamengo. Sendo assim, só a vitória interessa no jogo de volta para seguir na luta pelo tetracampeonato. A partida será na quarta-feira (21), às 21h30 (de Brasília).
No Estádio Nilton Santos o técnico Abel Ferreira manteve o sistema de três zagueiros na formação inicial, apostando em Vitor Reis, Gustavo Gómez e Murilo, com Giay e Vanderlan como alas. O meio de campo teve Aníbal Moreno, Raphael Veiga e Mauricio, enquanto Flaco López e Rony formaram a dupla ofensiva.
A estratégia palmeirense de tentar construir suas fases de ataque nas transições em velocidade falhou consideravelmente no primeiro tempo, pois os lançamentos constantes para a dupla de ataque não rendiam sequência nas jogadas. Enquanto isso, os encaixes individuais promovidos por Abel jogaram contra a própria equipe, pois Luiz Henrique estava inspirado e foi muito superior em relação a Murilo nos embates.
O Glorioso encontrou muito espaço nos ataques em profundidade e construiu seus lances mais perigosos nas costas da marcação, fator decisivo nos gols de Luiz Henrique e Igor Jesus.
Rony aproveitou a falha na reposição do goleiro John e foi decisivo para Maurício marcar o gol dos visitantes na única chance real de gol durante o primeiro tempo, mas as dificuldades do experiente atacante fizeram Abel mexer na equipe com a entrada de Lázaro. Contudo, o jovem não provocou o impacto esperado, principalmente devido à falta de presença na área. Com 10 minutos do segundo tempo, Felipe Anderson e Estêvão substituíram Maurício e Flaco López, algo que também não surtiu efeito.
O Botafogo conseguiu administrar o ritmo do jogo e diminuiu a intensidade da partida na etapa final sem sofrer uma grande pressão do adversário. Com poucos recursos ofensivos, o Palmeiras apresentou dificuldade na construção de jogadas e repetiu o crônico problema de aproveitamento nas finalizações no alvo, uma constante na atual temporada.
Apesar de sair atrás no confronto, o Palmeiras possui margem para evolução. A primeira delas consiste na desvantagem totalmente reversível de apenas um gol, pois o Alvinegro de General Severiano desperdiçou oportunidades. Outro fator é que Abel deve ter à disposição Richard Ríos, que cumpriu suspensão no Rio de Janeiro, e Estêvão ganhou mais confiança para retornar ao time titular.
O apoio da torcida no Allianz Parque e a mentalidade do elenco fazem o palmeirense acreditar em uma reviravolta, mas o time precisa responder dentro de campo e reforçar o sistema de marcação para dificultar as ações da dupla Luiz Henrique e Savarino, que vivem boa fase e possuem como característica partir em velocidade e apostar nas transições ofensivas.
Fabrício Carvalho , 90min pt-BR.
Fonte: 90 minutos..
Thu, 15 Aug 2024 20:40:22 +0000