Ciência & Tecnologia

Alugar um carro elétrico pode ficar mais difícil; entenda o porquê

Publicidade



Alugar um carro elétrico pode ficar mais difícil; entenda o porquê - 1

O aumento das taxas de importação sobre carros eletrificados, além do chamado “Imposto do Pecado”, podem fazer o sonho de comprar um carro elétrico ruir e, em breve, a tarefa de alugar um modelo desse segmento também deve ficar bem mais difícil. Pelo menos se o fenômeno que está ocorrendo nos Estados Unidos também chegar ao Brasil.

Por lá, as principais empresas de aluguel de carros, como a Hertz e a Mobility Impact Partners, estão desistindo de investir pesado para incentivar o uso do carro elétrico em suas frotas. Os motivos são os mais diversos possíveis.

Em janeiro, a Hertz anunciou que “freou” os planos de comprar 100 mil carros elétricos da Tesla, principalmente por conta da enorme desvalorização dos carros usados no mercado local.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Outro ponto levantado pela locador é um dos que mais preocupam no Brasil: a pouca oferta de locais com carregadores. Um terceiro motivo, esse mais inusitado, vai para a conta do usuário, que não está acostumado com a aceleração instantânea e, com isso, acaba causando acidentes. Segundo as locadoras, isso tornou os valores dos seguros muito altos.

Alugar um carro elétrico pode ficar mais difícil; entenda o porquê - 2
Hertz investiu pesado em eletrificação de frota para aluguel nos EUA, mas começou a mudar de ideia (Imagem: Divulgação/Hertz)

Locadora vê luz no fim do túnel

Apesar de algumas das principais empresas do setor de aluguel estarem desanimadas e praticamente abrindo mão das frotas de carros elétricos, outras seguem confiantes de que o mercado poderá voltar a crescer.

É o caso da Enterprise Mobility, dona de uma frota de milhares de eletrificados nos Estados Unidos, Canadá e Europa. Segundo a empresa, a ideia é expandir a frota de acordo com o aumento da demanda e, também, investir na infraestrutura de recarga.

A Enterprise Mobility afirmou que os carros elétricos seguem como centro da estratégia da empresa a longo prazo por acreditar que a utilização do carro elétrico da forma correta demanda de um tempo de aprendizado e, quando bem feita, é uma experiência incomparável.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech