Na manhã de terça-feira (16), moradores das cidades de Nova York e Nova Jersey escutaram um estrondo alto e tremores. Há também registros de uma bola de fogo avistada no céu nos EUA. Segundo a NASA, parte dos eventos têm relação com a queda de um meteoro diurno.
Segundo a NASA, a queda do meteoro em Nova York tem uma trajetória “muito grosseira e incerta”, já que há pouco material sobre o episódio (não há dados de satélite no momento). Entretanto, o avistamento foi monitorado pela American Meteor Society, comandada por astrônomos amadores e profissionais.
Durante o episódio, ocorreu uma “atividade militar nas proximidades”, o que pode explicar “os múltiplos tremores e sons relatados pela mídia [local]”, segundo a agência espacial norte-americana.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Meteoro em Nova York
“O meteoro desceu em um ângulo íngreme de apenas 18° na vertical, passando sobre a Estátua da Liberdade antes de se desintegrar 29 milhas [cerca de 46,5 km] acima do centro de Manhattan”, detalhou a NASA. A velocidade da bola de fogo pode ter chegado a 54,7 mil km/h, e não há registros de meteoritos.
Em postagem nas redes sociais, Dela Cruz, da NYC Emergency Management (NYCEM), informou que “não recebeu nenhum relato de danos ou feridos relacionados a este evento”.
Vale explicar que, para um meteoro ser visto durante o dia, ele precisa ser muito claro, com uma magnitude aparente superior a -4. Isso praticamente equivale ao brilho do planeta Vênus, um astro que eventualmente pode ser visto durante a manhã ou no final da tarde.
Emergency Management has received no reports of damage or injuries related to this event. Monitoring of the situation and communication with our partner agencies continues. For life safety concerns please call 911, 311 for non-emergencies.
— Aries Dela Cruz (@AriesNYCEM) July 16, 2024
Embora não existam informações detalhadas sobre o episódio de Nova York, é possível que a bola de fogo tenha magnitude semelhante.
Trending no Canaltech:
- Xógum e O Urso lideram indicações ao Emmy 2024; confira a lista
- George R. R. Martin revela que Os Ventos do Inverno ainda não está pronto
- Capitão América revela ponto fraco mortal na armadura original do Homem de Ferro
- Wolverine usa suas habilidades na forma de um novo “poder extra”
- Microsoft demite equipe de diversidade e é criticada em e-mail interno
- Vídeo mostra tribo isolada se aproximando de áreas de extrativismo na Amazônia
Fonte: Canaltech