Hoje, 17 de julho, é o Dia Mundial do Emoji: a celebração foi criada em 2014 para homenagear as carismáticas figuras que fazem parte do dia a dia de quem usa computadores e celulares.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Como eram os primeiros emojis na década de 1980
- Qual a diferença entre emoji e emoticon?
Por que 17 de julho?
A escolha da data tem grande influência da Apple. Cada fabricante recebe as diretrizes de um emoji e então publica o desenho de acordo com a própria identidade visual — na hora de criar a figura de calendário (📆), a Maçã decidiu usar o dia 17 de julho em referência ao lançamento do aplicativo de agenda iCal para o macOS, em 2002.
O site Emojipedia, que registra uma base de dados sobre todos os pictogramas disponíveis, decidiu lançar o Dia Mundial do Emoji e escolheu a data devido à popularidade das figuras nos aparelhos da Apple. Desde então, outras fabricantes começaram a publicar o emoji de calendário com destaque para a data, como é o caso de Android e Samsung.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Normalmente, o World Emoji Day é comemorado com algumas brincadeiras nas redes sociais. O Emojipedia divulga os resultados da premiação World Emoji Awards, que elege a figura mais popular do ano (o resultado ainda não foi liberado).
Emojis com datas diferentes
Algumas marcas não usam o 17 de julho no emoji de calendário e preferem celebrar outros acontecimentos. No WhatsApp, por exemplo, a figura vai mostrar o dia 24 de fevereiro, em referência ao lançamento do app, em 2009. Já o Facebook mostra o dia 14 de maio, aniversário do cofundador e CEO da Meta, Mark Zuckerberg.
Novos emojis para 2024
Responsável por gerenciar os caracteres usados em sistemas operacionais, aplicativos e aparelhos, o consórcio Unicode atualiza o pacote de emojis a cada ano com novas figuras. Existem oito novos candidatos que devem aparecer nos dispositivos a partir deste ano:
- Rosto com olheiras;
- Impressão digital;
- Árvore sem folhas;
- Beterraba;
- Harpa;
- Pá;
- Mancha;
- Bandeira da Ilha de Sark.
Após a aprovação do consórcio, as empresas recebem as diretrizes de cada emoji e criam seus próprios desenhos — é por isso que o mesmo caractere pode ter visuais diferentes em cada plataforma. Com as novidades, os teclados podem chegar a 3.790 figuras diferentes.
Além disso, a Apple recentemente anunciou o Genmoji, uma ferramenta para criar novos emojis com IA generativa seguindo a identidade visual da Maçã.
Trending no Canaltech:
- Xógum e O Urso lideram indicações ao Emmy 2024; confira a lista
- George R. R. Martin revela que Os Ventos do Inverno ainda não está pronto
- Capitão América revela ponto fraco mortal na armadura original do Homem de Ferro
- Wolverine usa suas habilidades na forma de um novo “poder extra”
- Meta remove IA para criar figurinhas no WhatsApp após decisão da ANPD
- Microsoft demite equipe de diversidade e é criticada em e-mail interno
Fonte: Canaltech