Os 20 satélites Starlink que a SpaceX tentou lançar na quinta (11) foram perdidos. O motivo é a falha ocorrida no foguete Falcon 9, que rendeu uma investigação da Administração Federal de Aviação nos Estados Unidos. Enquanto as análises não forem concluídas, os Falcon 9 vão permanecer em solo.
Naquele dia, o Falcon 9 foi lançado da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia (EUA). Tudo pareceu correr bem durante o início da missão, mas quando o segundo estágio do foguete seguiu ao espaço levando os satélites, seus motores deveriam ter sido acionados duas vezes. Devido a um vazamento de oxigênio, isso não aconteceu.
Mesmo assim, os satélites foram liberados, mas acabaram em uma órbita incorreta: eles estavam orbitando a Terra em uma trajetória elíptica, alcançando a altitude mínima de 135 km — normalmente, eles operam a 550 km de altitude. Segundo informações da SpaceX, a elevação era tão pouca que o arrasto da atmosfera desacelerou os satélites o suficiente para descerem 5 km a cada órbita.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Nesse nível de arrasto, é improvável que nossa propulsão máxima disponível seja suficiente para elevar os satélites com sucesso”, escreveram os representantes da SpaceX em uma atualização. “Os satélites vão reentrar novamente na atmosfera da Terra e vão ser completamente destruídos.”
Two more failed Starlinks from the 9-1 launch, S-32111 and S-32115, reentered on Jul 13.
I suspect that all 20 Starlinks from the 9-3 launch also reentered on Jul 12-13 without being cataloged.— Jonathan McDowell (@planet4589) July 13, 2024
De fato, a SpaceX até recuperou o controle da maioria dos satélites e tentou um procedimento que usaria a propulsão máxima deles para recuperar a altitude. No entanto, parece que a operação não deu certo.
O destino dos satélites foi confirmado por Jonathan McDowell, astrofísico da Universidade de Harvard. “Mais dois Starlink que falharam naquele lançamento reentraram em 13 de julho”, escreveu ele no X, o antigo Twitter. “Suspeito que todos os 20 Starlinks do lançamento também reentraram entre os dias 12 e 13, mas não foram catalogados”, finalizou.
A SpaceX destacou que a reentrada dos satélites não oferece riscos para pessoas em solo. Agora, a empresa está investigando o incidente sob a supervisão da FAA.
Watch Falcon 9 launch 20 @Starlink satellites to orbit from California, including 13 with Direct to Cell capabilities https://t.co/aXuY7ZXXrO
— SpaceX (@SpaceX) July 12, 2024
Em um comunicado, a SpaceX declarou que já completou mais de 364 lançamentos de sucesso com os foguetes Falcon, levando astronautas, cargas úteis de clientes e milhares de satélites Starlink à órbita. “Isso torna os foguetes da família Falcon alguns dos mais confiáveis no mundo”, acrescentaram. “Este evento é um lembrete do quão desafiadores são os voos espaciais no aspecto técnico”.
Trending no Canaltech:
- George R. R. Martin | Autor traz atualizações sobre Os Ventos do Inverno
- Hackers afirmam ter vazado 1 TB de dados da Disney em protesto contra uso de IA
- Samsung lista celulares antigos que vão receber recursos de IA da One UI 6.1.1
- Homem é preso por importar “arma futurista” antidrones
- TIM está sem sinal? Clientes relatam problemas nesta terça-feira (16)
- 😱 IMPERDÍVEL | Galaxy S23 Ultra + fone Buds FE com ótimo preço
Fonte: Canaltech