Comportamento

Menopausa afeta memória e humor, segundo pesquisa

Publicidade



Menopausa afeta memória e humor, segundo pesquisa - 1

Com a menopausa, as mulheres por volta dos 50 anos começam a experimentar uma série de alterações no corpo, especialmente a queda nos níveis do estrogênio. Todo esse processo pode afetar negativamente a memória e o humor, segundo estudo da Universidade Cornell (EUA).

Através de exames do tipo PET Scan (tomografia por emissão de pósitrons), os pesquisadores conseguiram entender exatamente o que acontece no cérebro das mulheres antes, durante e depois da menopausa.

Nesta análise, a equipe focou nas concentrações de receptores de estrogênio (RE) nas células cerebrais. Estes receptores “absorvem” o estrogênio (neste caso, o estradiol) no cérebro, com importante papel na cognição e na capacidade cerebral.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Impacto da menopausa no cérebro

Publicado na revista Scientific Reports, o estudo analisou imagens do cérebro de 54 mulheres saudáveis, com idades entre 40 e 65 anos. Em seguida, a equipe comparou  as mudanças em relação aos receptores de estrogênio, conforme a idade avançava.

A densidade desses recptores de hormônio é maior entre aquelas que estavam na pós-menopausa e na perimenopausa em comparação aos controles pré-menopausa.

A mudança é uma forma do organismo captar ao máximo o estrogênio. Como os níveis do hormônio estão caindo, a ideia é maximizar as formas de absorção. Entretanto, a estratégia não é tão eficaz, já que os estrogênio vai ficando escasso.

Veja as modificações no cérebro da mulher

A seguir, veja, as mudanças no cérebro das mulheres em relação aos receptores de estrogênio, antes e depois da menopausa:

Menopausa afeta memória e humor, segundo pesquisa - 2
Exames de imagem mostram os efeitos da menopausa no cérebro de mulheres com mais de 50 anos (Imagem: Mosconi Lab)

Segundo os autores, verificar a densidade desses receptores em quatro regiões do cérebro (glândula pituitária, núcleo caudado, córtex cingulado posterior e córtex frontal médio) previu o estado de pós-menopausa e pré-menopausa, com 100% de precisão.

“Usando esse método, fomos capazes, pela primeira vez, de medir a atividade do RE no cérebro e identificar potenciais preditores de alguns desses sintomas comuns da menopausa [como as mudanças no humor e na memória]”, afirma Lisa Mosconi, professora associada de neurociência da Universidade Cornell e principal autora do estudo, em nota.

Sintomas da menopausa

Em paralelo, essa mudança nos níveis de estrogênio e a proliferação dos receptores coincidem com o aparecimento de inúmeros sintomas em mulheres que passam pela menopausa, que podem surgir com maior ou menor intensidade, como:

  • Confusão mental, condição também conhecida como névoa mental;
  • Quadros de ansiedade;
  • Estado depressivo;
  • Alterações no humor;
  • Efeitos na memória (“perda de memória”);
  • Fim da menstruação.

Como os receptores ainda permanecem elevados 10 anos após a menopausa, os autores defendem que o estudo aponta um possível tratamento para evitar esses desdobramentos, que é a reposição hormonal com estrogênio.

“Esperamos aprender, por exemplo, se a densidade do RE muda com a terapia com estrogênio e se isso leva a menos sintomas e melhor desempenho em testes cognitivos”, pontua Mosconi.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech