Não há como bloquear convites para grupos do Jogo do Tigre no WhatsApp de forma específica, mas é possível impedir que números desconhecidos adicionem o seu número em um chat coletivo. Com essa configuração no aplicativo, apenas as pessoas que estão na sua agenda de contatos podem convidar você para grupos no mensageiro — o que tem potencial de reduzir esse tipo de incômodo.
- Como parar de receber solicitação de perfil do jogo do tigre no Instagram
- Subway Money | Jogo de azar usa deepfakes de famosos para promovê-lo
- Como sair de um grupo de WhatsApp silenciosamente sem ninguém ver
Além do transtorno de receber propaganda do Fortune Tiger (o nome oficial do jogo de azar) e outros jogos de azar, disparos de spam por números desconhecidos também representam uma ameaça à segurança e podem resultar em tentativas de golpe. Apesar de não existir uma maneira de bloquear o recebimento de mensagens individuais de números desconhecidos no WhatsApp, é possível usar a opção de bloqueio para convites de grupos.
Como bloquear convites para grupos no WhatsApp
Para impedir que números desconhecidos adicionem você em grupos no WhatsApp, realize a seguinte configuração na sua conta:
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
- Abra o WhatsApp;
- Toque no botão de menu;
- Acesse “Configurações”;
- Entre em “Privacidade”;
- Toque em “Grupos”;
- Mude a opção sobre “quem pode me adicionar aos grupos”.
Há três opções de privacidade para grupos:
- Todos: qualquer pessoa com o seu número pode adicionar você em um grupo;
- Meus contatos: apenas os contatos salvos na sua agenda podem adicionar você em grupos;
- Meus contatos, exceto: você pode escolher especificamente quais contatos não podem adicionar você a grupos.
Por padrão, o WhatsApp marca a opção “Todos”, mas é recomendado alterar a configuração para “Meus contatos” como uma medida de segurança contra grupos indesejados.
Por que recebo convites do Jogo do Tigrinho?
Convites indesejados para grupos no WhatsApp, como os de divulgação do jogo do tigrinho, podem ocorrer por diversas razões. Isso pode acontecer devido a celulares hackeados ou roubados: quando alguém tem acesso a um aparelho comprometido, pode usar a lista de contatos para adicionar pessoas a grupos de spam.
Além disso, pessoas mal intencionadas podem acessar a agenda por meio de brechas de segurança ou vazamentos de dados. Golpistas e spammers podem obter números de telefone de forma ilícita e usá-los para adicionar pessoas a grupos sem consentimento.
Em alguns casos, a troca de número de telefone também pode gerar convites indesejados. Isso pode ocorrer quando você troca seu número e o antigo é associado para a conta de outra pessoa. Se o novo usuário do seu antigo número estiver em listas de spam, é possível que você receba mensagens e convites desconhecidos.
Da mesma forma, se alguém trocar de número e o seu contato acabar em mãos erradas, isso pode resultar em sua inclusão em grupos indesejados.
Spam do Jogo do Tigre
O “Jogo do Tigrinho”, ou “Fortune Tiger”, é um caça-níqueis online que virou alvo de reclamações dos usuários nas redes sociais pela propagação de perfis criados com o objetivo de divulgar o jogo de azar.
Além de ser ilegal no Brasil, o jogo do tigre ficou conhecido pela polêmica contratação de “influenciadores digitais” — que exibiam uma vida de luxo como se fosse resultado da sorte no caça-níquel e incentivavam as pessoas a se cadastrarem na plataforma.
Enquanto as redes sociais não tomam medidas para evitar esse tipo de divulgação, é possível usar recursos como a restrição de convites no WhatsApp e o filtro de palavras ocultas no Instagram para não receber solicitações do jogo do tigrinho.
Trending no Canaltech:
- Magalu e AliExpress firmam parceria histórica para venda de produtos
- Piratas do Caribe | Tamayo Perry, ator e surfista, morre no Havaí
- Remédio que faz dente nascer de novo será testado no Japão
- TecToy anuncia o PC portátil Zeenix, voltado para games
- Huawei apresenta o HarmonyOS NEXT, sistema próprio sem Android e com IA
- As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente
Fonte: Canaltech