As canetas emagrecedoras têm demonstrado novas utilidades além do controle do diabetes tipo 2 e da perda de peso. São os casos dos remédios Monjauro e Zepbound (tirzepatida), da farmacêutica Eli Lilly, que demonstraram ser eficazes no tratamento da apneia do sono. A condição é quase sempre associada com os roncos noturnos e interrupções do sono, mas pode causar outras complicações de saúde.
- Ozempic é possível aliado no tratamento do alcoolismo
- Remédio injetável para perda de peso pode acelerar envelhecimento do rosto
No estudo publicado na revista New England Journal of Medicine (NEJM), os pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) demonstram que a tirzepatida auxilia no tratamento da apneia obstrutiva do sono (AOS) moderada ou grave em adultos com obesidade.
Com o tratamento, os voluntários “experimentaram cerca de 30 eventos perturbadores a menos a cada hora de sono e quase metade alcançou a resolução da doença”, afirma Atul Malhotra, professor da Universidade da Califórnia e autor do estudo, em nota.
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
Cura da apneia do sono?
A apneia do sono é um distúrbio marcado por episódios repetidos de respiração irregular e perturbações ao longo de uma noite de sono. Isso ocorre por causa do bloqueio completo ou parcial das vias aéreas superiores, condição que é mais comum em indivíduos com elevado Índice de Massa Corporal (IMC). As pessoas com apneia do sono, normalmente, apresentam os seguintes sintomas:
- Ronco alto e regular;
- Acordar no meio da noite;
- Sonolência diurna.
Embora esses sejam os sintomas mais identificáveis, a condição reduz o nível de oxigênio no sangue e, por isso, aumenta o risco de doenças cardiometabólicas, como hipertensão (pressão alta), insuficiência cardíaca e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Remédios Monjauro e Zepbound
Diferente do Ozempic e do Wegovy, tanto o Monjauro quanto o Zepbound simulam a ação de dois hormônios no corpo. O primeiro é o GIP, relacionado com a liberação da insulina no organismo. O segundo é o GLP-1, associado com a sensação de saciedade.
Ambos têm o mesmo princípio ativo, que é a tirzepatida, o que muda é a concentração. Oficialmente, o Monjauro é prescrito para o tratamento do diabetes tipo 2, enquanto o Zepbound é direcionado para a perda de peso. Nenhum dos dois estão disponíveis nas farmácias brasileiras.
Efeitos colaterais adversos
Como todo medicamento, o uso da tirzepatida pode causar efeitos colaterais indesejados e somente deve ser usado com prescrição médica. Entre as reações mais comuns, estão:
- Náusea;
- Diarréia;
- Vômitos;
- Prisão de ventre;
- Dor de estômago (abdominal);
- Indigestão;
- Reações no local da injeção.
Trending no Canaltech:
- Piratas do Caribe | Tamayo Perry, ator e surfista, morre no Havaí
- Magalu e AliExpress firmam parceria histórica para venda de produtos
- TecToy anuncia o PC portátil Zeenix, voltado para games
- Remédio que faz dente nascer de novo será testado no Japão
- 5 tecnologias e fatos interessantes sobre o BYD King
- As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente
Fonte: Canaltech