Comportamento

Aquecedor elétrico, a gás ou a óleo | Qual é o mais seguro?

Publicidade



Aquecedor elétrico, a gás ou a óleo | Qual é o mais seguro? - 1

Com a chegada de dias mais frios, um aquecedor elétrico, a gás ou a óleo ajuda a deixar a casa mais confortável. Porém, por envolver geração de calor, é importante escolher o aquecedor mais seguro para cada tipo de ambiente e uso. Assim, é possível evitar acidentes e incêndios.

Nas linhas a seguir, nós guiamos você pelas características dos equipamentos, incluindo os benefícios e riscos de cada um deles, para escolher o melhor aquecedor.

Antes de tudo, vale mencionar que qualquer aquecedor só pode ficar ligado quando tiver alguém acordado em casa. Na hora de dormir, é preciso desligar o equipamento, segundo recomendação dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Aquecedores elétricos | como funcionam, vantagens e desvantagens

Aquecedor elétrico, a gás ou a óleo | Qual é o mais seguro? - 2
O Mondial A-08 funciona como um termoventilador para aquecer o ambiente (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

O aquecedor elétrico é o mais comum e fácil de usar em casa, bastando ligar à tomada para esquentar o ar do ambiente. Contudo, ele tem o maior consumo de energia de todos, devido à resistência interna que gera o calor.

Todos os aquecedores usam energia elétrica para funcionar. Porém, existem três modelos que se encaixam melhor nessa definição por não precisarem de gás, nem de óleo. São eles:

  • Aquecedores termoventiladores: contam com resistência em formato de mola que esquenta e espalham o calor no ambiente pelo ar com uma ventoinha;
  • Aquecedores cerâmicos: tem placas de cerâmica que armazenam e distribuem o calor de forma mais suave;
  • Aquecedores halógenos: O calor é gerado por meio lâmpadas incandescentes, que também emitem luz a partir de reações químicas envolvendo gases da família dos halogênios.

Vantagens e desvantagens dos aquecedores elétricos

Geralmente, os aquecedores elétricos são pequenos e portáteis, indicados para aquecer ambientes menores. Porém, esses equipamentos têm alguns problemas quando comparados a outros modelos.

Os termoventiladores, por exemplo, fazem barulho e ressecam o ambiente devido à circulação de ar quente. Já os cerâmicos são mais frágeis e podem queimar usuários, mesmo desligados. Por fim, os halógenos emitem calor em poucas direções e iluminam o ambiente com uma luz forte.

Em relação à segurança, a maioria dos aquecedores elétricos contam com sistemas de segurança. Por exemplo, o Mondial A-08, que testamos aqui no Canaltech, tem potência de 1.500 W. Ele conta com dispositivos que realizam o desligamento automático em caso de aumento da temperatura.

Os maiores perigos dos aquecedores elétricos são:

  • risco de queimaduras ao encostar no aparelho;
  • possibilidade de causar curto-circuito ao sobrecarregar a rede elétrica.

Por isso, é preciso mantê-los longe de animais, crianças e ambientes úmidos, como banheiros. Também não é recomendado deixá-los funcionando por muito tempo, pois os polos de eletricidade podem derreter.

Aquecedores a gás | como funcionam, vantagens e desvantagens

Os modelos a gás estão entre as opções de aquecedores mais poderosas do mercado. Por meio da queima de gás natural (GN) ou gás liquefeito de petróleo (GLP), o equipamento gera uma chama que ajuda a manter o ambiente aquecido.

Por envolver diretamente queima de gás e fogo, esses aquecedores devem ser utilizadas em áreas bem ventiladas ou em ambientes externos. Embora existam modelo domésticos, eles são mais comuns em restaurantes, academias, hotéis e parques.

A queima de gás, aliás, produz monóxido de carbono, que não tem cheiro ou cor e é tóxico para seres vivos. Ao usar um aquecedor destes em casa, recomenda-se ter um duto de saída para o gás queimado.

Vantagens e desvantagens dos aquecedores a gás

Entre todas as opções, o sistema de aquecimento a gás é o mais caro. Além disso, ele é o mais difícil de instalar e usar, parecido com um ar-condicionado quente-frio por requerer a instalação de dutos e canos nas paredes. Porém, existem modelos portáteis, como as estufas P13 da Saro que se parecem com uma lareira.

O aquecedor a gás pode funcionar até mesmo em fiações mais antigas, já que não precisa de eletricidade contínua. Porém, lidar com gás e fogo requer cuidados especiais para manter a segurança.

Entre os perigos de usar um aquecedor a gás em casa estão:

  • vazamento de gás por erros na instalação;
  • explosões;
  • contaminação por monóxido de carbono.

Por esses motivos, recomenda-se utilizar o equipamento somente quando o ambiente é bem arejado e manter as manutenções em dia.

Aquecedores a óleo | como funcionam, vantagens e desvantagens

Aquecedor elétrico, a gás ou a óleo | Qual é o mais seguro? - 3
O Mondial A-06 é um aquecedor a óleo que conserva a temperatura por mais tempo (Imagem: Matheus Pernambuco/Canaltech)

O aquecedor a óleo é parecido com o elétrico, pois também tem uma resistência que gera e emite calor. Entretanto, a peça fica imersa em um fluido que esquenta o ambiente de forma mais equilibrada e uniforme.

Eles são recomendados para aquecer ambientes maiores, como salas de estar, e conservam a temperatura por mais tempo, mesmo desligados.

Vantagens e desvantagens dos aquecedores a óleo

Os equipamentos costumam ter termostatos que ligam e desligam o aquecimento de forma automática conforme a temperatura do óleo. Isso ajuda a não só economizar energia, como também garantir a segurança das pessoas e a longevidade do aparelho.

O Mondial A-06, por exemplo, é um aquecedor portátil a óleo que alcança 1500w de potência máxima, como explicamos no review dele aqui no Canaltech. Diferentemente dos modelos elétricos comuns, ele não resseca o ar e ainda desliga sozinho em caso de queda.

Embora sejam mais seguros, os aquecedores a óleo também apresentam alguns problemas, como:

  • risco de queimaduras ao encostar no aparelho;
  • possibilidade de vazamento de óleo, caso haja danos no aparelho.

Geralmente, os modelos disponíveis no mercado funcionam em até três temperaturas e são fáceis de instalar. Assim como os aquecedores elétricos, basta ligar à tomada e começar a usar.

Afinal, qual é o aquecedor mais seguro?

Os aquecedores a óleo são os mais seguros para esquentar a casa em dias frios. Segundo uma publicação oficial no site do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), o equipamento é o mais indicado, pois:

tem termostato de controle, que desliga o equipamento quando chega na temperatura escolhida;
não produz queima de gases, evitando a contaminação por monóxido de carbono.

Contudo, mesmo sendo o mais seguro, o aquecedor a óleo requer cuidados especiais. O equipamento não deve ser utilizado em lugares úmidos ou molhados, como banheiros, piscinas e saunas.

Alguns exemplos de bons aquecedores a óleo, além do Mondial A08, são o Britânia BAQ1720B e o Ventisol AO01.

Além disso, o aparelho esquenta tudo o que está próximo. Por isso, é importante mantê-lo pelo menos um metro afastado de móveis, paredes, cortinas, colchões e estofados. Também vale tomar cuidado para não deixar crianças ou animais encostarem no aquecedor.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech