A ferramenta de IA para buscas do Google — também conhecida como AI Overview — passou a aparecer em apenas 15% das pesquisas desde a metade de abril deste ano, segundo informações são da plataforma de SEO BrightEdge. Essa é uma diferença grande, já que previamente a tecnologia surgia em cerca de 84% das buscas.
- Como ativar e usar a IA na Busca do Google
- Google I/O 2024 | 10 novidades de IA anunciadas pelo Google
- Como limpar o histórico de pesquisas do Google | Celular e PC
Menos visibilidade para IA
Segundo a pesquisa, além da diminuição na quantidade de aparições do “Resumos Gerados com IA na Busca” (AI Overviews in Search, em inglês), os resultados agora surgem recolhidos e com pouco destaque. Para efeito de comparação, quando ainda se chamava “Experiência de Pesquisa Generativa” (SGE, na sigla em inglês), a maioria das recomendações da ferramenta aparecia em textos completos.
Para a BrightEdge, o motivo da alteração é um foco em aprimoramento. “A razão provável é reduzir os riscos de respostas incorretas da IA enquanto os refinamentos são feitos em um ambiente público”, destaca a publicação da empresa de SEO.
–
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
Além disso, a pesquisa indica que os resultados com IA no buscador do Google tendem a surgir em 195% das vezes quando Featured Snippets (caixas de respostas) estão presentes e perguntas são o recurso que mais ativa a tecnologia.
IA do Google escorregou
Em maio deste ano, diversas respostas estranhas da inteligência artificial nas buscas do Google apareceram, como comer pedra e colocar cola na pizza. Após reconhecer a situação, a empresa admitiu as bizarrices e anunciou mudanças na plataforma. No entanto, é importante notar que a diminuição da visibilidade do AI Overview começou por volta de abril, quase um mês antes das sugestões pouco ortodoxas darem as caras.
Na pesquisa da companhia de SEO, a tecnologia da Gigante de Buscas está cada vez melhor em dar respostas precisas.
“O espaço vertical ocupado pela AI Overview é agora 20% menor do que o ocupado pela SGE no início de abril”, aponta o relatório. “Isso indica que a IA está se tornando mais precisa ao gerar experiências úteis. Provavelmente, isso ocorre porque a IA agora atende melhor às necessidades das pessoas, como procurar resumos, recomendações ou experiências de conversação”, finaliza.
Trending no Canaltech:
- 6 novidades incríveis da Computex 2024
- BYD dá carro híbrido a técnico do Palmeiras após gafe; veja como ele é
- 25% dos celulares vendidos no Brasil são irregulares, revela pesquisa
- Danielzinho Grau roda com 1ª Cybertruck do Brasil em comunidade
- Review Realme 12 | O celular intermediário mais bonito
- Uber Flash+ chega a mais de 60 cidades do Brasil; confira a lista
Fonte: Canaltech