Comportamento

Brasileiro entra para o Guinness ao girar o pé a 210 graus

Publicidade



Brasileiro entra para o Guinness ao girar o pé a 210 graus - 1

Com direito a apelido de Curupira e tudo, o brasileiro Renato Bayma Gaia entrou para o Guinness World Records por conseguir girar o pé a 210 graus. Para se ter uma noção, o recorde anterior pertencia a um homem capaz de girar o pé a “apenas” 28,63 graus.

Mas o recorde feminino é de 171,4 graus por Kelsey Grubb do Novo México, EUA. Assim, Renato é a primeira pessoa do mundo a conseguir uma rotação superior a 180 graus.

O homem de São José dos Campos, São Paulo, contou à equipe do Guinness que já faz 30 anos desde que descobriu essa habilidade de rotacionar o pé.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Quem quiser superar o recorde estabelecido por Renato deve aderir a algumas regras do Guinness: começar com os dois pés próximos um do outro voltados para a frente e, em seguida, girar o pé de uma das duas maneiras: — ou o calcanhar deve permanecer parado, ou os dedos.

Sem o uso das mãos ou de quaisquer dispositivos, e sem que a parte superior do corpo mude de direção, o desafiante deve girar o pé o máximo possível e ser capaz de permanecer parado no local por no mínimo 10 segundos. Veja o vídeo de Renato rotacionando o pé a 210 graus:

“Eu não pratiquei nada. É uma habilidade natural”, o brasileiro afirmou em uma entrevista ao Guinness World Records.

Curiosamente, não é o primeiro recorde quebrado por Renato. No ano passado, ele quebrou o recorde de maior número de toques de língua no nariz em um minuto (334).

E veja só: naquele mesmo dia, ele quebrou o recorde de tempo mais rápido para remover blocos de Jenga com a língua (7,38 segundos):

O feito de Renato é realmente raro: a maior parte dos seres humanos simplesmente não consegue girar o pé a mais de 180 graus. Não conseguimos rotacionar o pé a mais de 180 graus por causa das limitações anatômicas e estruturais das articulações, músculos, ligamentos e ossos do tornozelo e do pé.

Por que não conseguimos girar o pé?

As principais articulações envolvidas no movimento do pé são a articulação talocrural (tornozelo) e a articulação subtalar. A articulação talocrural é uma articulação do tipo dobradiça que permite a flexão e a extensão (movimentos para cima e para baixo). A articulação subtalar permite alguns movimentos laterais, mas é limitada na rotação.

Também não conseguimos girar o pé a mais de 180 graus por causa dos ligamentos (tecidos fortes que conectam os ossos e estabilizam as articulações). No tornozelo, existem vários ligamentos importantes, como o ligamento talofibular anterior e o ligamento calcaneofibular, que limitam a quantidade de rotação para proteger a articulação de lesões.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech