Fundada em 1989 a partir de uma ideia surgida na Faculdade de Informática Positivo, a empresa brasileira de tecnologia constrói uma história que contempla desde o acesso facilitado da classe média brasileira a computadores até aquisições que permitirão a expansão internacional
Curitiba, 27 de maio de 2024 – A Positivo Tecnologia está completando 35 anos. Fundada em 26 de maio de 1989, a Companhia celebra a data com expansão de negócios, pluralidade de portfólio e uma estratégia bem-sucedida de diversificação. O último balanço financeiro da empresa brasileira de tecnologia apontou crescimento de 655% no lucro líquido quando comparado com o primeiro trimestre do ano passado. A trajetória da empresa, idealizada em uma sala de aula da Faculdade de Informática Positivo em Curitiba, é repleta de transformações ao longo destas três décadas e meia.
O congelamento das mensalidades escolares no início de 1990 fez, com menos de um ano, a empresa focar em outros mercados. A partir desse momento, começou a participar de licitações públicas e a atuar em outros mercados.
A relação com a educação
Com cinco anos de existência, a Companhia cria a Área de Tecnologia Educacional a fim de desenvolver hardwares e softwares educacionais para escolas. Em 2000, lança o Portal Educacional voltado a escolas particulares e, no ano seguinte, o Portal Aprende Brasil para escolas públicas. “Nascemos envoltos na educação e ela sempre nos acompanhou ao longo desta trajetória. É algo que nos orgulha bastante e está no nosso DNA”, destaca Helio.
“Boom” com a entrada em novos mercados
A estreia no mercado de varejo de computadores aconteceu em 2004. De uma pequena fábrica com capacidade para produzir 50 computadores por mês, a Positivo Tecnologia tornou-se uma grande empresa de tecnologia hardware e serviços e conquistou relevância no mercado nacional.
Em 2006, inicia a trajetória como empresa de capital aberto. Em 2007, alcança a liderança no mercado nacional de computadores com a venda de 1,389 milhão de PCs (sigla em inglês para computadores pessoais), número que a insere no seleto grupo dos dez maiores fabricantes de desktops do mundo. A produção continuou em crescimento e atingiu 2,5 milhões de computadores em 2012.
Diversificação e reinvenção nos negócios
De olho na evolução da tecnologia e oportunidades de negócios, a Companhia se movimenta, em 2017, para implementar um ousado projeto de diversificação. A então Positivo Informática passa a se chamar Positivo Tecnologia e oferece uma gama maior de produtos e serviços, sem deixar de lado os computadores, smartphones e tablets que consolidaram a marca. “O mundo evoluiu e nós buscamos nos adaptar às novas necessidades dos clientes. Passamos a oferecer também produtos para casa inteligente, soluções em pagamento, projetos especiais com alto valor tecnológico agregado, servidores, serviços e demais soluções para infraestrutura de TI, com um fortalecimento muito grande de nossa área corporativa”, acrescenta Helio.
De 18 funcionários no início, hoje, a empresa conta com mais de 4 mil. O crescimento se dá também pela observação de mercado: a Positivo Tecnologia investe em startups e empresas em ascensão que agregam ao negócio. Recentemente, fez aquisições importantes, como a Accept (atual Positivo Servers & Solutions), SecuriCenter, de soluções voltadas ao mercado de automação e segurança eletrônica, e mais recentemente a Algar TI Consultoria, unidade de Serviços Gerenciados de TI (MSP – Managed Services Provider) da Algar Tech. A compra tornará a Positivo Tecnologia uma Powerhouse de Tecnologia, uma One-Stop-Shop para ajudar empresas no Brasil e demais países da América Latina a enfrentarem os desafios da transformação digital e avanço tecnológico. Com esta última aquisição, a empresa terá mais de 9 mil colaboradores, sendo 6 mil engenheiros e técnicos especializados.
Hoje são diversas vertentes de novos negócios, além de representação nacional de marcas globalmente conhecidas, como VAIO e Infinix. A estratégia de diversificação é fundamentada na inovação e permite também às boas práticas em ESG, mais especificamente voltadas para pessoas, educação e meio ambiente. Os próximos passos da empresa, adianta Helio, estão associados a mais uma revolução digital: a Inteligência Artificial. “Acompanhamos de perto a evolução da IA e buscamos alternativas para incorporar a tecnologia em nossos produtos e serviços. Certamente faremos parte das grandes evoluções que o universo virtual ainda nos reserva e não mediremos esforços para construir outros 35 mais tantos anos de sucesso com propósito na nossa companhia”, conclui o fundador.
Sobre a Positivo Tecnologia
A Positivo Tecnologia é uma empresa brasileira de tecnologia que desenvolve, fabrica e comercializa computadores, celulares, tablets, dispositivos para casas e escritórios inteligentes, soluções para segurança eletrônica, servidores e demais equipamentos para infraestrutura de TI, além de máquinas de pagamento, tecnologias educacionais. Também oferece serviços integrados em locação de dispositivos de informática e mobilidade, além de suporte técnico. O conjunto de produtos e serviços é voltado para consumidores finais, empresas, escolas e instituições públicas. A Companhia foi fundada em 1989, possui sede administrativa em Curitiba (PR), fábricas em Ilhéus (BA) e Manaus (AM), além de presença na Argentina, Quênia, Ruanda, China e Taiwan. O portfólio de marcas e negócios é composto por Positivo, Positivo Casa Inteligente, Positivo Servers & Solutions, PositivoSEG, VAIO, Infinix e Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação. Informações adicionais podem ser obtidas em www.positivotecnologia.com.br. Para saber as últimas notícias sobre a Positivo Tecnologia, visite Sala de Imprensa, assim como os perfis da Companhia no LinkedIn, Facebook e Instagram.