Mundo Tech

Phil Spencer é perseguido por jogadores e tem base bombardeada em Fallout 76

Publicidade



Phil Spencer é perseguido por jogadores e tem base bombardeada em Fallout 76 - 1

A decisão da Microsoft de fechar quatro estúdios ainda segue repercutindo muito mal entre os jogadores e alguns fãs decidiram fazer justiça com as próprias mãos. O chefe do Xbox Studios, Phil Spencer, começou a ser perseguido por fãs dentro dos games em que joga e um de seus acampamentos em Fallout 76 foi simplesmente bombardeado em protesto às demissões.

Segundo vários jogadores apontaram nas redes sociais, a base construída pelo executivo dentro do game multiplayer da Bethesda foi destruída. Em fotos e imagens publicadas no X (antigo Twitter), é possível ver não apenas o registro do ataque como cenas de pessoas visitando os destroços.

Em um misto de trollagem e protesto, o ataque faz parte de uma mecânica de Fallout 76, que permite esse tipo de interação. Contudo, ao longo dos quase seis anos em que o jogo está disponível no mercado, o acampamento de Spencer nunca havia se tornado alvo de bombas nucleares. E, não coincidentemente, o ataque teria acontecido no dia seguinte ao anúncio do encerramento das atividades da Tango Gameworks e outros três estúdios.

Phil Spencer e sua popularidade abalada

Na prática, o ataque não tem efeito algum além de forçar o executivo a reconstruir tudo do zero, mas transmite uma mensagem bastante poderosa — tal qual uma arma nuclear. Sempre muito bem-quisto pela comunidade do Xbox, Spencer tem enfrentado um ano bastante conturbado e cheio de reveses que parecem estar minando essa popularidade conquistada ao longo dos últimos anos.

Da nova rodada de demissões, a principal crítica está justamente em torno da Tango Gameworks, estúdio responsável por Hi-Fi Rush, apontado como um dos melhores exclusivos do Xbox dos últimos anos. O título foi muito elogiado pelos jogadores e pela crítica, além de ter tido um bom desempenho nas vendas, mas isso não impediu a produtora de ter suas portas fechadas.

Além disso, muita gente pede um posicionamento oficial de Phil Spencer diante de todo o ocorrido. O sempre comunicativo executivo tem estado bastante quieto e, nos últimos dias, apenas alguns amigos vieram em sua defesa.

Só que esse abalo de confiança já vem de antes. No início de 2024, o chefe do Xbox anunciou que alguns dos jogos exclusivos do console seriam lançados para outras plataformas — incluindo Hi-Fi Rush, que chegou ao PlayStation 5 —, o que foi visto como um gesto de “traição” por fãs mais radicais do console. Diante disso, já na época, sua administração passou a ser questionada por parte da comunidade.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech