Mesmo quem não conhece Star Wars é familiarizado ao conceito da Força, uma energia misteriosa que existe na galáxia, capaz de dar aos Jedi e aos Sith habilidades controladas pela mente e por suas emoções. A Saga Skywalker chegou a flertar com ideia contrária, a Anti-Força, mas isso passou a ser ignorado no novo cânone, após a compra da Lucasfilm pela Disney; contudo foi reintroduzido em uma HQ recente.
- Star Wars revela por que Darth Vader estava fraco na batalha final
- Star Wars mostra como Palpatine dominou psicologicamente Darth Vader
Atenção para spoilers para Star Wars: Darth Maul – Black, White and Red #1!
Os lados escuros e claros da Força são duas metades da mesma corrente cósmica, e ambos fazem parte do equilíbrio universal. No entanto, existe uma fonte de poder conhecida como Anti-Força, vinda de fora do universo de Star Wars.
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
Em Star Wars: Darth Maul – Black, White & Red #1, lançado recentemente, Darth Sidious envia seu aprendiz, Darth Maul, em uma missão para extrair três presos de uma nave de transporte de prisioneiros de um culto de guerra conhecido como Ocultação Final.
Darth Maul chega a confundir os membros desse grupo com adoradores do Lado Sombrio da Força, mas, ao entrar na nave-prisão, ele é abordado por visões infernais trazidas pelos cultistas, que estavam no meio de um ritual para romper as barreiras de seu universo e abrir uma fenda para outro.
A Ocultação Final busca o Vazio do Mundo Inferior, de onde emana a energia Anti-Força. Os três líderes do culto podem canalizar essa energia até certo ponto, mas se uma fenda for criada para alcançar o próprio Vazio, todo o universo estará perdido no caos — algo que poderia trazer problemas para o equilíbrio da galáxia, ou seja, seria algo ruim tanto para os Jedi quanto para os Sith.
E, na trama, o próprio Darth Maul garante que a Ocultação Final não tenha sucesso.
De onde vem a Anti-Força?
Na continuidade de Star Wars Legends, onde a Anti-Força alimentava um ser chamado de Waru, uma grande massa de carne coberta por escamas douradas, que aparentemente se comunicava telepaticamente. Assim como a Ocultação Final, Waru acumulou seguidores que se autodenominavam Culto de Waru, pois podiam usar a Anti-Força dentro de seu corpo para curar aqueles com ferimentos ou doenças.
Isso, contudo, trazia uma consequência horrível, pois, como Waru precisava da Anti-Força para viver, e a galáxia de Star Wars não tinha isso, Waru precisava converter a Força viva que reside em todas as coisas em Anti-Força, e ele fez isso consumindo-as. Para cada dúzia de pessoas curadas por Waru, seria necessário consumir uma delas para se manter vivo e continuar sua farsa como curandeiro.
Luke Skywalker chegou a enfrentar Waru e obrigou-o a voltar para seu próprio universo. Contudo, Waru não era o único portador da Anti-Força em Star Wars Legends, pois um Profeta do Lado Sombrio chamado Cronal também exercia tal poder. Cronal era um especialista em alquimia Sith, e, quando foi morto, seu espírito teria sido transferido para o Outro Espaço (ou Otherspace), onde teoriza-se que ele usou a Anti-Força para voltar à vida.
O Outro Espaço, em Star Wars Legends, é o lar de um planeta de pessoas cujo mundo orbita um buraco negro que eles adoram, chamado de Vazio da Morte. Essas pessoas se tornaram um culto cósmico parecido com a Ocultação Final, pois também tentavam espalhar o verdadeiro caos onde pudessem, como forma de “alimentar” o Vazio da Morte, matando tudo e todos. A corrente cósmica que os dirigiu foi justamente a Anti-Força.
Como paralelo com as histórias vistas em Legends, a Ocultação Final pode ter trazido a Anti-Força para o universo de Star Wars, pois o culto atual tenta abrir uma fenda no Netherworld, que é mais ou menos um substituto para o Outro Espaço no RPG Star Wars. Da mesma forma, os horrores interdimensionais que Darth Maul enfrenta lembram o ser interdimensional Waru.
Além disso, ao fazer Darth Maul lutar contra a Ocultação Final, o cânone de Star Wars não apenas trouxe esses elementos de Legends, mas os posicionou bem no início da continuidade da Saga Skywalker, antes dos eventos de A Ameaça Fantasma — ou seja Darth Maul estava lutando contra discípulos do Vazio que empunhavam a Anti-Força antes mesmo de conhecer um Jedi.
Assim, é muito possível que a Ocultação Final e os poderes interdimensionais que eles adoram retornem. E, agora que Rey completou a Saga Skywalker, há grandes chances de Anti-Força voltar como grande ameaça de Star Wars nas próximas trilogias.
Trending no Canaltech:
- Físico que estudou o coronavírus acredita que vivemos na “Matrix”
- Os 20 melhores filmes de terror da nova geração
- As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente
- Maior buraco azul do mundo é mais fundo que se pensava e abriga túneis
- 🚨 CUPOM EXCLUSIVO | Kit Galaxy S23 e Buds FE em oferta imperdível
- Conheça o Tubi, o “pior” streaming do mundo com 70 milhões de usuários
Fonte: Canaltech