Embora Duna: Parte 2 seja um espetáculo visual que, por si só, deixe qualquer um de boca aberta, quem foi aos cinemas assistir à segunda parte da adaptação feita por Denis Villeneuve para o clássico de Frank Herbert dificilmente não foi impactado pelo som estrondoso do longa-metragem e pelas cenas monumentais de seus vermes gigantes.
Muito populares na franquia de ficção científica — a ponto de serem representados de maneira bastante controversa no balde de pipoca do filme —, os vermes de areia são criaturas alienígenas monstruosas, que vivem escondidas sob as superfícies de Arrakis, apesar de seu tamanho colossal.
Provocados pelas batidas rítmicas dos Fremen, eles são atraídos até a superfície, onde são domados de maneira muito habilidosa pelos habitantes do planeta desértico, naquela que parece uma mistura de duelo com dança coreografada.
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Todas essas cenas de ação e emoção, no entanto, embora sejam lindas de se ver na tela, passaram por um longo processo de produção para saírem do papel. Um desenvolvimento que exigiu, além da própria animação digital das criaturas, uma dificuldade extra, que consistia em gravar os atores “montandos” em cima dos vermes gigantes.
Plataforma imitava vermes de areia
Em recente matéria divulgada pela Entertainment Weekly, o diretor Denis Villeneuve, a sua esposa e parceira de produção Tanya LaPointe, e os astros da franquia Timothée Chalamet, Zendaya e Javier Bardem detalharam como foram feitas essas cenas tão importantes para o longa-metragem.
Assim como é possível ver em um vídeo divulgado pela revista, as sequências em que os personagens domavam a criatura e cavalgavam sobre ela nas areias de Arrakis foram todas gravadas em uma plataforma construída pela equipe de produção do filme e carinhosamente chamada de Worm Unit — a Unidade Verme em bom português.
‘DUNE: PART TWO’ behind the scenes of riding sandworms.pic.twitter.com/TUy9E5ySpg
— Denis Villeneuve Universe (@DenisVfilms) April 15, 2024
Encoberta por um tipo de textura arenosa e mole com escamas que lembravam a pele dos vermes, a plataforma ficava suspensa do chão como se fosse o próprio anelídeo, fazendo com que os atores precisassem se postar no alto dessa construção para “montar” nas criaturas.
Para criar o ambiente de Arrakis e o movimento provocado pelos vermes atravessando as dunas, morteiros falsos sopravam areia sobre a construção — uma técnica que, segundo LaPointe, fez com que, em apenas um dia, eles chegassem a usar uma tonelada de areia para as gravações.
Além disso, para dar ainda mais veracidade às cenas em que Paul, Chani e Stilgar cavalgam sobre as criaturas, os atores precisaram passar pelo que eles divertidamente chamaram de “Escola Denis Villeneuve de equitação em vermes de areia”.
A brincadeira surgiu porque o diretor Denis Villeneuve, fãs dos livros de Frank Herbert, tomou para si a responsabilidade de ensinar os astros a manejarem os ganchos utilizados pelos fremen. Uma técnica que, embora pareça simples na tela, exigia que os atores os abrissem com precisão e conseguissem enganchá-los da maneira correta para que a cena saísse perfeita.
Duna Parte Dois chegou nesta terça-feira (16) às plataformas digitais. Para quem quiser conferir como ficaram as cenas finalizadas, o filme está disponível para compra e locação na Amazon, Claro TV+, YouTube, iTunes, Vivo Play, Microsoft Store e Watch Brasil.
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Fonte: Canaltech