O telescópio TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), da NASA, entrou no modo de segurança nesta última segunda-feira (8). Segundo um comunicado da agência espacial, as observações científicas foram suspensas temporariamente.
- Como funcionam os telescópios espaciais? Conheça os mais importantes
- Telescópio TESS encontra novo exoplaneta orbitando estrela a 100 anos-luz
No comunicado, a NASA explica que o TESS entrou no modo de segurança durante procedimentos de engenharia já programados. No momento, a equipe do telescópio está investigando o ocorrido.
“A equipe vai continuar analisando o problema, e está no processo de retomar as observações científicas do TESS nos próximos dias”, acrescentaram. Em 2022, houve uma falha que também forçou o observatório a entrar no modo de segurança, e as operações normais foram retomadas após alguns dias.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
Lançado em 2018, o TESS é uma missão da NASA operada pelo Instituto Massachusetts de Tecnologia. Nos últimos anos, o telescópio estudou o céu em busca de exoplanetas, nome dado aos mundos que orbitam estrelas além do Sol.
Operando em sua missão estendida, o telescópio já detectou milhares de exoplanetas candidatos, que aguardam confirmação. Além disso, a missão rendeu também diversos fenômenos cósmicos, como buracos negros devorando estrelas.
Trending no Canaltech:
- Nokia relança três celulares clássicos com mais bateria
- Cidade na Rússia declara emergência após vazamento de radiação
- Wolverine admite fraqueza perturbadora sobre seu fator de cura
- 8 lugares estranhos no Google Maps que não podem aparecer no mapa
- Bug no iFood impede reconhecimento de pagamento de pedidos
- BYD quer comprar maior mineradora de lítio do Brasil
Fonte: Canaltech