A internet surgiu oficialmente em 1º de janeiro de 1983, data conhecida como Flag Day, que marca o momento em que o protocolo TCP/IP substituiu o modelo anterior — chamado NCP — e passou a ser o único aprovado pela ARPANET, a precursora da rede que temos hoje. Porém, seus primeiros passos ocorreram muitos anos antes, nos arredores da década de 1960.
- Quais são os domínios de internet mais antigos do mundo e do Brasil?
- Internet via satélite: como funciona a internet vinda do espaço?
Durante o período conhecido como Guerra Fria, tanto Estados Unidos quanto a extinta União Soviética realizavam experimentos e acreditavam no poder das telecomunicações. Os militares estadunidenses não queriam que suas informações caíssem em mãos erradas, então precisavam de uma forma de guardar tudo em uma rede. Com esse objetivo, a agência de pesquisa estatal ARPA — sigla para Advanced Research Projects Agency — desenvolveu a ARPANET como um primeiro protótipo que seria a origem da internet.
Oficialmente, a primeira mensagem enviada pela ARPANET foi a palavra “LOGIN” e isso aconteceu em 29 de outubro de 1969, de um computador localizado na Universidade da Califórnia para outro na Universidade de Stanford. Curiosamente, cada computador tinha o tamanho de uma casa pequena e apenas as letras “L” e “O” conseguiram chegar antes de as máquinas travarem.
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
Coexistência Pacífica ajudou a criar a internet
Na década de 1970, com a Guerra Fria perdendo força, o mundo entrou em uma época conhecida como “Coexistência Pacífica” entre EUA e União Soviética. Por não haver a ideia de um confronto imediato e direto entre os países, o governo norte-americano permitiu que mais pesquisadores trabalhassem com a ARPANET.
Assim, os cientistas Robert Kahn e Vinton Cerf desenvolveram um modelo de comunicação que tornaria padrão como dados seriam transmitidos entre múltiplas redes, esse protocolo recebeu o nome de TCP/IP (sigla em inglês para protocolo de controle de transmissão/protocolo da internet) e foi adotado pela ARPANET. Como resultado, a internet oficialmente surgiu para o mundo.
Quem inventou a internet?
Não há um único nome considerado como o inventor da internet, mas sim um conjunto de cientistas, engenheiros e programadores que trabalharam no projeto desde o conceito ao nascimento.
Vale lembrar que o inventor Nikola Tesla tinha uma ideia de um sistema mundial e sem fio já no início de 1900. Já por volta de 1960, o psicólogo e cientista da computação Joseph Carl Robnett Licklider criou uma noção de uma rede de computadores para comunicação.
Quando a internet chegou ao Brasil?
A internet como conhecemos hoje não deu as caras no Brasil tão cedo, mas seus primeiros momentos surgiram em 1988 para ligar universidades brasileiras a instituições nos Estados Unidos.
O primeiro serviço nacional parecido com a internet foi o Alternex do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase). Mesmo com foco em oferecer uma rede não-acadêmica e não-governamental, apenas membros e associados da entidade podiam usufruir do produto.
Finalmente, em 1992, o Alternex foi aberto ao público e, em maio de 1995, a internet comercial finalmente surgiu no Brasil.
Atualmente, parece que não sabemos mais como viver sem a internet, já que é possível até mesmo ganhar dinheiro com ela. No entanto, você já pensou o que aconteceria se a internet acabasse de vez?
Trending no Canaltech:
- Rumo à cura da AIDS, edição genética elimina HIV das células
- The Acolyte | Por que os fãs já estão odiando a nova série de Star Wars?
- Tomografia do copo Stanley revela onde está o chumbo
- O Problema dos 3 Corpos | Por que a série tem esse nome?
- Office 2024 terá 1ª versão lançada em abril pela Microsoft
- 10 filmes mais assistidos da semana (23/03/2024)
Fonte: Canaltech